Datafolha: Lula lidera todos os cenários para 2026 e amplia vantagem
A pesquisa o também indica que Lula ampliou sua vantagem numérica sobre Jair Bolsonaro (PL)
Por Bruna Castelo Branco.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança isolada em todos os cenários testados de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3). O levantamento também indica que o petista ampliou sua vantagem numérica sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em simulações de segundo turno.
Em uma das projeções de primeiro turno, que inclui Bolsonaro — mesmo inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) —, Lula tem 39% das intenções de voto. Bolsonaro registra 33%, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 7%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 5%; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 4%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
+ Trump diz que Lula 'pode ligar quando quiser' para discutir tarifas com os EUA
+ New York Times: 'Ninguém desafia Trump como o presidente Lula'
Em eventual reedição do segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o presidente tem 47% das intenções de voto, ante 44% na pesquisa anterior, divulgada em junho. Já o ex-presidente aparece com 43%, uma queda de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior.
No cenário com Tarcísio de Freitas, os números do primeiro turno mostram estabilidade em relação à pesquisa anterior. Lula aparece com 38%, Tarcísio com 21%, Ratinho Júnior com 12%, Caiado com 7% e Zema com 6%. Em simulação de segundo turno, Lula venceria o governador paulista por 45% a 41% — na pesquisa anterior, a diferença era de 43% a 42%.
O instituto também testou sete cenários de primeiro turno, em todos os quais Lula lidera com vantagem sobre os demais nomes da oposição. Entre eles, membros da família Bolsonaro. Contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o petista vence por 39% a 20%. Contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a diferença é de 40% a 18%. Já contra Michelle Bolsonaro (PL-DF), Lula aparece com 39% e a ex-primeira-dama com 24%.
+ Lula cobra Trump por diálogo e afirma: 'Ninguém quer conversar'
No segundo turno, Lula mantém a dianteira sobre os três: 48% a 40% contra Michelle (eram 46% a 42% na rodada anterior); 49% a 37% contra Eduardo (antes, 46% a 38%); e 48% a 37% contra Flávio (ante os mesmos 48% a 38%).
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 eleitores em 130 municípios.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).