Política

Saiba quem é Sidônio Palmeira: o marqueteiro que assume a comunicação do Lula 3

Sidônio Palmeira começou na década de 1990, quando coordenou a campanha que levou Lídice da Mata à Prefeitura de Salvador

Por Da Redação

Saiba quem é Sidônio Palmeira: o marqueteiro que assume a comunicação do Lula 3Sidônio Palmeira começou na década de 1990 | Foto: Ricardo Stuckert / PR

Novo ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira é engenheiro de formação e construiu uma carreira de destaque no marketing político e empresarial. Sua trajetória começou na década de 1990, quando coordenou a campanha que levou Lídice da Mata à Prefeitura de Salvador. Desde então, consolidou-se como um dos principais estrategistas do país, especialmente no fortalecimento do Partido dos Trabalhadores na Bahia, ao liderar campanhas vitoriosas como as de Jaques Wagner e Rui Costa ao governo do estado.


Além de sua atuação no marketing político, Sidônio acumulou sucesso no mundo empresarial. Ele esteve à frente de mais de dez empresas, com atividades que vão desde comunicação e publicidade até criação de avestruzes e projetos no ramo imobiliário. Sua principal empresa, a Leiaute, é uma das mais conceituadas do setor publicitário.


Sua proximidade com pautas progressistas e sua militância em causas alinhadas à esquerda reforçaram sua sintonia com o PT, o que consolidou sua posição como marqueteiro de confiança do partido.


+ 'As limitações do trabalho da Secom devem ser creditadas a mim', diz Paulo Pimenta na posse de Sidônio


Em campanhas nacionais, Sidônio participou de momentos estratégicos. Na disputa presidencial de 2018, sua agência foi responsável pelo slogan “O Brasil feliz de novo”, utilizado na campanha de Fernando Haddad. Já em 2022, desempenhou um papel crucial na pré-campanha que marcou o contraste entre o governo petista e a gestão anterior, com a criação do vídeo “Dois lados”, que simbolizava a luta contra a fome e a desigualdade social.


Sua abordagem no marketing político se diferencia por priorizar a tradução das decisões políticas em estratégias comunicacionais construídas de forma coletiva, ouvindo lideranças e integrantes do partido. Essa metodologia conquistou o núcleo petista e reforçou sua credibilidade como estrategista.


Após declinar o convite para liderar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência no início do governo, Sidônio manteve-se próximo do Planalto, atuando informalmente como conselheiro em momentos cruciais. Agora, assume oficialmente o cargo, com carta branca para reformular a comunicação do governo, especialmente no ambiente digital, e contribuir para impulsionar a aprovação popular da gestão federal.


 


Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.