Novo ministro da Secretaria de Comunicação, baiano Sidônio Palmeira toma posse; acompanhe ao vivo
Sidônio, natural da Bahia e formado em engenharia, iniciou a trajetória na área de comunicação em 1992
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse, nesta terça-feira (14), ao novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), o baiano Sidônio Palmeira.
O publicitário substitui Paulo Pimenta (PT-RS), que ocupava o cargo desde o início do atual mandato do petista. A mudança busca aprimorar a comunicação do governo, que vem sendo criticada publicamente, inclusive, pelo próprio chefe do Executivo. Confira, ao vivo, a posse, transmitida pela TV Brasil, canal oficial do Governo Federal:
Quem é Sidônio Palmeira
Sidônio, natural de Vitória da Conquista e formado em engenharia, iniciou a trajetória na área de comunicação em 1992, ao comandar a campanha que elegeu Lídice da Mata para a prefeitura de Salvador. A partir desse momento, o publicitário se consolidou como um nome influente na política baiana e nacional.
A aproximação do novo ministro com o Partido dos Trabalhadores (PT) aconteceu em 2006, quando assumiu a direção da campanha vitoriosa de Jaques Wagner ao governo da Bahia. Sidônio também teve papel destacado na eleição de Rui Costa para o governo estadual em 2010.
Em 2018, o publicitário fez parte da campanha presidencial de Fernando Haddad (PT), que disputou a presidência contra Jair Bolsonaro (PL). A relação com o PT se estreitou ainda mais em 2022, quando foi marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva na bem-sucedida campanha presidencial que derrotou Bolsonaro.
Após a posse de Lula, Sidônio continuou a manter contato estreito com o presidente, sendo frequentemente visto no Palácio do Planalto e oferecendo suas análises e opiniões sobre as ações do governo.
Após a posse de Lula, Sidônio continuou a manter contato estreito com o presidente. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).