Lula alcança 8 milhões de visualizações nas redes sociais após Sidônio assumir a Secom
A mudança nas redes sociais de Lula aposta em formatos curtos, dinâmicos e com linguagem descontraída
Fonte: Da Redação
A comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais passou por uma reformulação nesta última semana, após a entrada de Sidônio Palmeira no comando da Secretaria de Comunicação (Secom).
Sidônio Palmeira começou na década de 1990 | Foto: Ricardo Stuckert / PR
A mudança, que aposta em formatos curtos, dinâmicos e com linguagem descontraída, resultou em mais de 8 milhões de visualizações nos novos conteúdos, o dobro em comparação aos vídeos publicados anteriormente. O principal objetivo da nova abordagem, segundo Sidônio, é adotar uma estética “simples”, “sujinha” e “soltinha”
Os vídeos publicados no perfil de Lula passaram a incorporar elementos típicos de plataformas como TikTok e Instagram Reels. No primeiro exemplo com a nova linguagem, que já acumula 2,7 milhões de visualizações, o presidente aparece recebendo agradecimentos de jovens e pais por programas sociais como Bolsa Família, Prouni e Fies.
"Bom dia! ☀️Começando essa quarta-feira com a energia boa do povo brasileiro. Essas conversas e abraços são o melhor combustível para seguir em frente no trabalho de construir um Brasil melhor e mais justo", escreveu.
A celebração das três indicações do filme brasileiro Ainda Estou Aqui ao Oscar também ganhou espaço no perfil de Lula. Em um vídeo de 31 segundos, o presidente exalta a conquista e repete o lema “o brasileiro não desiste nunca”. Figurinhas da estatueta do Oscar e memes da atriz Fernanda Torres foram usados.
"Vocês viram? BRASIL TOTALMENTE INDICADO! 💫 Nunca antes na história o Brasil teve uma indicação de melhor filme ao Oscar e, hoje, entramos na disputa com “Ainda Estou Aqui”, que também concorre como melhor filme estrangeiro. 🎬 Sem falar na nossa querida @oficialfernandatorres como melhor atriz. Estamos orgulhosos e na torcida! O Brasil vai sorrir sim. 🫰🏽", escreveu na legenda do post.
A exceção na nova linguagem foi o anúncio sobre a restauração do relógio de Dom João VI, depredado nos atos de 8 de janeiro. O item foi entregue ao gabinete presidencial no Palácio do Planalto em um vídeo de tom institucional.
Nova estratégia da Secom dobra visualizações nas redes sociais de Lula. Foto: @ricardostuckert
LEIA MAIS: Governo Lula revoga ato da Receita sobre monitoramento do Pix após fake news e críticas
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).