Bolsonaro mandou inserir dados falsos de vacina em sistema do SUS, diz Cid

A delação de Cid teve seu sigilo derrubado nesta quarta-feira (19), por decisão de Alexandre de Moraes

Por Bruna Castelo Branco .

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou, em delação premiada, que recebeu ordens do então presidente para inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19, com o intuito de obter certificados de vacinação fraudulentos em nome de Bolsonaro e de sua filha. O ex-presidente não havia se imunizado contra a doença.


A delação de Cid teve seu sigilo derrubado nesta quarta-feira (19), por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No depoimento dado à Polícia Federal em agosto de 2023, Cid revelou que a ordem foi dada por Bolsonaro após descobrir que seu ajudante de ordens havia conseguido cartões de vacinação para si e sua família, inserindo dados falsos no sistema Conecte SUS em 2021.


+ Michelle Bolsonaro era 'radical' e instigava golpe de Estado, diz Cid


Bolsonaro concordou com plano para matar Lula, aponta denúncia da PGR


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil




Cid, que gerenciava a conta do Conecte SUS de Bolsonaro, contou que, após inserir os dados, imprimiu os dois cartões (um para Bolsonaro e outro para sua filha) e os entregou pessoalmente ao ex-presidente.


Segundo o delator, o objetivo de obter os cartões falsos era utilizá-los em situações que exigissem o comprovante de vacinação, como viagens internacionais, quando o documento ainda era exigido por alguns países. Cid também afirmou que os dados foram excluídos do sistema após a impressão dos cartões.


Bolsonaro pode ser preso? Veja próximos passos após denúncia da PGR


No final de seu mandato, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro, acompanhado da esposa e da filha. No entanto, como o ex-presidente usava passaporte diplomático, ele não precisaria apresentar um cartão de vacinação contra a Covid-19, de acordo com as regras americanas.


Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil



Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.