Quaest: Baianos querem governador independente, mas fator Lula ainda é alto
Pesquisa Quaest indica que eleitores preferem governadores independentes da polarização, mas na Bahia e Pernambuco convivem com fator Lula
Por João Tramm.
A maioria dos baianos deseja um governador independente do presidente da República. Segundo pesquisa Genial/Quaest, 49% dos entrevistados na Bahia afirmaram preferir autonomia em relação ao Palácio do Planalto. Outros 40% defendem que o próximo governador seja aliado de Lula, atual presidente, e 9% gostariam de um alinhamento a Bolsonaro, ex-presidente; 2% não souberam responder.
O resultado coloca a Bahia em sintonia com a tendência nacional de valorização da independência, mas com uma particularidade: junto com Pernambuco, é o estado em que o apoio a um governador próximo de Lula aparece mais forte.
A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (22), indica que, no caso pernambucano, o apoio a Jair Bolsonaro é maior: 44% pedem independência, enquanto 40% preferem alinhamento a Lula e 13% ao ex-presidente.
Nos outros estados analisados — São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás —, a independência sempre se mantém em patamares mais elevados, variando de 54% a 60%. Já o desejo de alinhamento com Lula ou Bolsonaro fica em segundo plano.
O levantamento, portanto, confirma duas tendências: de um lado, o forte apoio à autonomia dos governos estaduais; de outro, a permanência da influência de Lula no Nordeste, especialmente em Bahia e Pernambuco, que se destacam como os dois estados que consideram dar uma guinada eleitoral na última pesquisa de popularidade do petista.
Quest: Jerônimo e Lula
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), avaliou a última pesquisa da Quaest, que apontou sua aprovação em 59% e a do presidente Lula em 60% no estado. Em resposta, ele comentou que há uma forte correlação entre a aprovação de seu governo e a do presidente.
"Acompanhei a pesquisa, mas não a analisei em profundidade. Obtive acesso a uma versão esta manhã. Observamos um empate técnico, com resultados próximos. O ponto crucial é a forte correlação entre a aprovação do governo e a aprovação do presidente Lula. A minha aprovação está em 59%, enquanto a de Lula é de 60%”, disse Jerônimo.
Ainda na pesquisa, o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece com 34%, enquanto o ex-prefeito da capital, ACM Neto (União) está 41% da preferência.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).