Bahia e Pernambuco conduzem melhora na aprovação de Lula, aponta Quaest
Apesar da melhora na avaliação, desaprovação ao governo Lula segue maior que aprovação; Bahia e Pernambuco invertem têm maiores percentuais de aprovação
Por Matheus Caldas.
Dois redutos petistas no Nordeste, Bahia e Pernambuco foram importantes para a melhora na aprovação do governo Lula, apresentada pela pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20).
Nos dois estados, a aprovação de Lula superou a desaprovação, quadro diferente do apresentado, em fevereiro, quando a avaliação negativa do governo superava a positiva.
Apesar da melhora na avaliação, a desaprovação ao governo Lula segue maior que a aprovação: 51% contra 46%. A diferença, contudo, é a menor identificada desde janeiro.
Confira números de Bahia e Pernambuco abaixo
Bahia
• Desaprova: 39%
• Aprova: 60%
• Não sabe/não respondeu: 1%
A margem de erro para a Bahia é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 1.200 pessoas no estado.
Pernambuco
• Desaprova: 37%
• Aprova: 62%
• Não sabe/não respondeu: 1%
A margem de erro para Pernambuco é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 1.104 pessoas no estado.
Em fevereiro, na Bahia, a desaprovação de Lula atingiu 51%, ante 47% de aprovação. Em Pernambuco, ele era desaprovado por 50% e aprovado por 49%. Portanto, nos dois estados, houve empate técnico.
Diante da crise na popularidade, Lula esteve duas vezes na Bahia somente no mês de julho. Em Salvador, participou do cortejo do 2 de Julho, onde alfinetou o prefeito da capital, Bruno Reis. Duas semanas depois, visitou Juazeiro, para anúncios na área da saúde.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 12.150 entrevistas presenciais. O nível de confiança é de 95%.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).