Atores, influenciadores, atletas e jornalistas concorreram nas eleições de domingo (6/10) para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Apesar de terem nomes conhecidos, muitos eleitores dispensaram as candidaturas, com poucas execuções que conseguiram votos suficientes para serem eleitos.
José Luiz Datena está entre os famosos que disputaram e perderam o pleito. O apresentador concorreu à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, ficando em quinto lugar com apenas 1,84% dos votos válidos. Em entrevista à imprensa, ele não escondeu a frustração com o resultado das urnas e disse que não pretende seguir na política.
Ainda em São Paulo, quem usou a fama ao seu favor foi Thammy Miranda (PSD), filho da cantora Gretchen, reeleito vereador da capital com 50.234 votos. A marca supera sua eleição em 2020, quando recebeu pouco mais de 43 mil votos.
+ Não foi dessa vez: Kannário e Oh Polêmico não são eleitos vereadores de Salvador
Confira o desempenho dos famosos no pleito:
Eleitos:
– Alexandre Frota (PDT) – eleito vereador por Cotia (2.893 votos)
– Ana Carolina Oliveira (Podemos) – eleita vereadora de São Paulo (129.512 votos)
– Thammy Miranda (PSD) – eleito vereador por São Paulo (50.234 votos)
– Zoe Martinez (PL) – eleita vereadora por São Paulo (60.272)
Não eleitos:
– Igor Kannário (PSB)
O cantor de pagode e ex-deputado federal Igor Kannário não foi eleito vereador em Salvador. Ontem, Kannário recebeu 1553 votos (0,12%) na capital baiana.
– Oh Polêmico (DC)
O cantor Deivisson Nascimento Santos, conhecido como Oh Polêmico, teve a candidatura a vereador de Salvador homologada pelo Democracia Cristã (DC) em julho. Neste domingo (6), ele recebeu apenas 408 votos (0,03%).
– A Dama (União)
Essa foi a primeira eleição que a cantora A Dama, do União Brasil, se candidatou a uma vaga na câmara legislativa de Salvador. Ela obteve 439 votos (0,03%).
– Alexandre Correa (Avante)
O empresário e ex-marido de Ana Hickmann, Alexandre Correa, não foi eleito vereador em São Paulo. A apresentadora entrou com um pedido de divórcio contra ele com base na Lei Maria da Penha em novembro de 2023, logo após registrar um boletim de ocorrência por violência doméstica e lesão corporal. Ele recebeu 2.246 votos.
– Zilu Camargo (União)
Zilu Camargo, ex-mulher do cantor Zezé di Camargo e mãe da cantora Wanessa, também não foi eleita vereadora em São Paulo. Ela teve 4.579 votos – 0,08% do total.
– Sérgio Hondjakoff (Cidadania)
O ator Sérgio Hondjakoff, que ficou conhecido por interpretar o papel de Cabeção na novela “Malhação” (de 2000 a 2006), não foi eleito vereador no Rio de Janeiro. Segundo a apuração das urnas, ele obteve apenas 456 votos.
– Joice Hasselmann (Podemos)
Joice Hasselmann não foi eleita vereadora em São Paulo. A jornalista teve 1.673 votos, em uma perda significativa de eleitores quando comparado com 2022 (13.679). Em 2018, quando ainda era aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ela foi a mulher mais votada para a Câmara dos Deputados na história do Brasil, com 1 milhão de votos.
– Tandara do Vôlei (PL)
A campeã olímpica em 2012 Tandara Caixeta (PL) foi outra que não conseguiu se eleger vereador por São Paulo. A atleta, que ficou impedida de jogar até 2025 após um exame antidoping, conseguiu 1.896 votos na disputa – a primeira em um cargo municipal.
Com informações do SBT News
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).