Inspirada em Leila Pereira, Kelly Key preside clube de futebol em Angola
Kelly Key é a primeira mulher na presidência de um clube de futebol em Angola e diz se inspirar em Leila Pereira, do Palmeiras
Por Da Redação.
A internet se surpreendeu, nos últimos dias, com uma publicação da cantora Kelly Key, ícone pop do Brasil nos anos 2000. Isso porque revelou ser a primeira mulher na presidência de um clube de futebol em Angola: o Kiala FC. E em entrevista à ESPN, afirmou se inspirar em Leila Pereira, do Palmeiras, única mulher presidente de um clube brasileiro.
"Ser a ÚNICA mulher na presidência de um clube de futebol em Angola e, provavelmente, a ÚNICA em toda a África é um ato de resistência e propósito", escreveu Key na legenda da publicação, acrescentando que "liderança não tem gênero" e que o futebol ensina sobre disciplina, superação e pertencimento.
"Que essa vitória inspire cada mulher a acreditar que é possível ocupar todos os espaços. E que todo jovem atleta sinta que seu talento e sua história importam", continuou no texto. Veja abaixo:
Kelly Key fala sobre inspiração em Leila Pereira
Na atuação como dirigente, Kelly se espelha em Leila Pereira, presidente do Palmeiras, a quem vê como exemplo de liderança feminina no futebol.
“Sem dúvida nenhuma ela me inspira muito. Eu mandei uma mensagem. Falei que ela me inspira pelo que faz, porque ela despertou uma consciência em mim, em uma fala específica que deu em uma entrevista coletiva, falando que ela era a única mulher presidindo um clube na Série A. Aquilo me fez parar e pensar: ‘Espera aí, e aqui em Angola, na África?’”, relatou Kelly.
Leia também: Leila Pereira sugere boicote à Conmebol após casos de racismo
Leia também: Leila Pereira quer exclusão do Cerro da Libertadores após racismo
Kelly diz que o Kiala é 'projeto de casal' e que impacto vai além das 4 linhas
Casados há 23 anos, Kelly Key e o empresário angolano Mico Freitas fundaram o Kiala FC em 2023. Atualmente, o projeto atende cerca de 70 jovens atletas nas categorias sub-17 e sub-19 e, além dos treinos, o projeto oferece alimentação e cursos de formação como mecânica, pintura e informática. A estrutura inclui, ainda, dois campos de gramado natural, vestiário e academia, com planos de construção de um alojamento para receber atletas de outras regiões do país.
Segundo a cantora, a iniciativa surgiu da combinação dos interesses pessoais de cada um: ele, apaixonado por futebol; ela, com foco em gestão, comunicação e causas sociais. Porém, reconhece que, inicialmente, o envolvimento com o esporte parecia improvável, mas hoje vê sentido completo em sua atuação: “É engraçado como isso parece aleatório na cabeça das pessoas, mas para mim faz todo sentido”.
Segundo Kelly, a convivência com os jovens atletas a fez enxergar o futebol como ferramenta de transformação social. “A maior vitória não é levantar troféus, é devolver a dignidade”, resumiu, emocionada, à ESPN.
'Kiala é luz, esperança, caminho', afirma Kelly Key
O nome do clube também carrega simbolismo. "Kiala" vem da língua tchokwe, uma das línguas nacionais de Angola, e significa “luz” e “claridade”. Em outras culturas africanas e até havaianas, o termo remete a conceitos como “retorno ao lar” e “trajetória”.
“O Kiala é meio que uma síntese de tudo isso. É luz, esperança, caminho, percurso de vida, família que retorna ao lar, que se forma, que se une”, explicou a cantora.
Kelly Key busca planos e parcerias para o projeto
Kelly também tem buscado parcerias com clubes brasileiros para ampliar as oportunidades dos jovens do Kiala FC. Em julho de 2023, ela e Mico foram recebidos no Flamengo para apresentar o projeto.
Enquanto aguarda uma resposta de Leila Pereira, Kelly segue determinada a abrir caminhos para outras mulheres no esporte. “Quando uma mulher vence, não é uma vitória individual. É uma vitória coletiva”, afirmou.
Em tempo: Kiala FC conquista campeonato de base
Na quinta-feira (10), ela compartilhou um vídeo em que fala sobre uma conquista recente do Kiala FC - o Provincial 2025 nas categorias de base - e aproveitou para convidar os seguidores a conhecerem mais o clube, pelo Instagram (@projeto.kiala), rede na qual o time tem mais de 21 mil seguidores.
Leia também: Kelly Key diz que sofre preconceito por ser bonita; "causa muita insegurança"
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).