Campanha pede ampliação do horário de circulação de bikes no metrô de Salvador
Atualmente, as bikes só podem entrar no metrô a partir das 20h, em dias úteis, e a partir das 14h, aos sábados, além de domingos e feriados
O vereador de Salvador André Fraga (PV) lançou um abaixo-assinado para que passageiros do metrô da capital baiana tenham mais horários disponíveis para embarcar com bicicleta no transporte público. A campanha pede que o embarque seja das 9h às 16h e das 19h às 22h, em dias úteis, e durante todo o período de funcionamento em finais de semana e feriados. A petição pode ser assinada no até o dia 24 de setembro.
Atualmente, as bikes só podem entrar no metrô a partir das 20h, em dias úteis, e a partir das 14h, aos sábados, além de domingos e feriados. “Num modelo de cidade mais sustentável, a bicicleta tem que ser uma prioridade e não ficar restrita aos períodos de menor circulação de passageiros no metrô. Por isso, vamos lutar para que haja o aumento na integração”, comenta o vereador.
OUTRAS CIDADES
A medida é inspirada no que já foi feito em outras cidades do Brasil e do mundo, como Amsterdã, Londres, Madrid, São Paulo e Porto Alegre. A capital gaúcha, por exemplo, já permite embarque com bicicletas, em dias úteis, das 9h às 16h e das 19h às 22h, como requerido para Salvador.
“A bicicleta é um veículo não poluente, já que não emite gases de efeito estufa; promove um estilo de vida ativo; ajuda a combater o sedentarismo; melhora a saúde física e mental dos indivíduos; e diminui a incidência de congestionamentos”, aponta André Fraga, que também é presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação para Sustentabilidade.
POLUIÇÃO
De acordo com o levantamento da ONG Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), o setor de transportes é responsável por 74% dos gases de efeito estufa que são emitidos em Salvador. Isso o torna o setor que mais contribui com as mudanças climáticas na capital baiana.
LEIA MAIS: Fim de papo! STF proíbe tese de legítima defesa da honra em casos de feminicídio
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!