AO VIVO Últimas Notícias
18/06/2023 14h30 | Atualizado em 18/06/2023 14h03

Hilton Coelho registra queixa após receber ameaças e pede ação das autoridades

Segundo Hilton, uma secretária parlamentar de seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu ligação ameaçadora que destacou o conhecimento de que o mandato estava denunciando policiais

Hilton Coelho registra queixa após receber ameaças e pede ação das autoridades Foto: Vaner Casaes / ALBA
Matheus Caldas

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) denunciou no último sábado (17/6) ameaças recebidas contra seu mandato e pediu uma ação efetiva dos poderes públicos para lidar com a situação. Durante a tarde, o parlamentar compareceu à 1ª Delegacia Territorial (Barris) em Salvador para registrar boletim de ocorrência.

Segundo Hilton, uma secretária parlamentar de seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu ligação ameaçadora que destacou o conhecimento de que o mandato estava denunciando policiais. O deputado enfatizou a gravidade da situação, uma vez que nunca havia enfrentado ameaças diretas ao longo do seu mandato.

“Estamos passando por essa situação e esperamos uma ação efetiva dos poderes públicos”, afirmou o deputado, em nota publicada nas redes sociais. Ele destacou que a ligação ameaçadora não é apenas uma ameaça direta ao seu mandato, mas também uma afronta ao Poder Legislativo baiano e a todos os parlamentares.

O parlamentar fez referência ao recente assassinato de Estevão da Costa Rodrigues, filiado ao PSOL e pré-candidato à prefeitura de Nova Soure, ocorrido em 15 de junho. O crime teria apresentado indícios de motivação política devido à luta de Rodrigues contra grupos de extermínio na região e sua defesa dos interesses da população.

Hilton ressaltou que, antes de ser assassinado, Rodrigues havia se reunido virtualmente com sua equipe para relatar a situação de violência na cidade e as condições em que se sentia ameaçado.

“Pedimos uma resposta rápida e firme da Assembleia Legislativa contra qualquer intimidação”, conclui.

Leia a nota completa:

“Nosso deputado, Hilton Coelho passou a tarde deste sábado na 1ª Delegacia Territorial (Barris) denunciando as ameaças recebidas. A secretária parlamentar recebeu uma ligação ameaçadora no gabinete da ALBA, afirmando saberem que era o mandato que estava denunciando os policiais.

Com mais de 10 anos de atuação pública, nunca havíamos recebido nenhuma ameaça direta, porém, estamos passando por essa situação, esperamos uma ação efetiva dos poderes públicos.

Em 15 de junho, Estevão da Costa Rodrigues, filiado ao PSOL e postulante à pré-candidatura à prefeitura, foi brutalmente assassinado em Nova Soure, em via pública, com indicativo de motivação política pela sua luta e atuação denunciando grupos de extermínio na região e por defender os interesses da população.

No dia 24 de maio reuniu-se virtualmente conosco, afinal, somos membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa, a fim de relatar a situação de violência na cidade e condições de ameaçado. Após 20 dias que esteve com nossa equipe, foi assassinado.

Destacamos que essa ligação ameaçadora recebida pela secretária parlamentar em 16 de junho não é uma ameaça apenas ao mandato, mas uma afronta ao Poder Legislativo baiano e a todos os parlamentares.

Pedimos uma resposta rápida e firme da Assembleia Legislativa contra qualquer intimidação.”

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!