Deputados da Alba articulam sindicância contra Hilton Coelho

Deputados articulam sindicância contra Hilton Coelho por participação em invasão na Câmara de Salvador

Por João Brandão.

Conforme apurado pelo Aratu On junto a deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), parlamentares se articulam para abrir uma sindicância contra o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). A medida é uma reação direta à participação e incentivo do parlamentar na invasão promovida por sindicalistas na Câmara Municipal de Salvador, na última quinta-feira (22), durante sessão que discutia o reajuste salarial dos servidores municipais.

Deputados Da Alba Articulam Sindicância Contra Hilton Coelho

De acordo com informações levantadas pela reportagem, o movimento dos deputados conta com o apoio da presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD), que já sinalizou internamente ser favorável a uma ação da Casa Legislativa contra Hilton. O entendimento é de que a atuação do parlamentar, ao participar e incentivar o ato, ultrapassou os limites da liberdade de manifestação e feriu o decoro.

Apesar da movimentação dos deputados e da própria presidência da Alba, interlocutores apontam que o processo dificilmente será encaminhado ao Conselho de Ética. A avaliação é de que há receio de abrir um precedente, especialmente porque o conselho já está envolvido na análise de outro caso delicado, que envolve o deputado Binho Galinha (Patriotas), investigado por suposta ligação com organizações criminosas.

Sindicalistas Invadem Câmara De Salvador E Agridem Vereadores Durante Sessão

Deputados da Alba contra Hilton Coelho

Mesmo sem tramitar no Conselho de Ética, deputados defendem que a Casa não pode se omitir diante dos fatos. A expectativa é que, nas próximas semanas, haja um avanço nas conversas e definição sobre qual instrumento jurídico será adotado para dar prosseguimento à apuração, seja por meio de sindicância interna ou outro procedimento.

A participação de Hilton Coelho na invasão da Câmara gerou forte reação, não apenas entre vereadores da capital, mas também entre lideranças estaduais, que classificaram o episódio como um atentado contra as instituições democráticas.

Leia também:

>>>Deputado baiano critica retenção de recursos para universidades federais

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.