Deputados da Alba articulam sindicância contra Hilton Coelho
Deputados articulam sindicância contra Hilton Coelho por participação em invasão na Câmara de Salvador
Conforme apurado pelo Aratu On junto a deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), parlamentares se articulam para abrir uma sindicância contra o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL). A medida é uma reação direta à participação e incentivo do parlamentar na invasão promovida por sindicalistas na Câmara Municipal de Salvador, na última quinta-feira (22), durante sessão que discutia o reajuste salarial dos servidores municipais.
De acordo com informações levantadas pela reportagem, o movimento dos deputados conta com o apoio da presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD), que já sinalizou internamente ser favorável a uma ação da Casa Legislativa contra Hilton. O entendimento é de que a atuação do parlamentar, ao participar e incentivar o ato, ultrapassou os limites da liberdade de manifestação e feriu o decoro.
Apesar da movimentação dos deputados e da própria presidência da Alba, interlocutores apontam que o processo dificilmente será encaminhado ao Conselho de Ética. A avaliação é de que há receio de abrir um precedente, especialmente porque o conselho já está envolvido na análise de outro caso delicado, que envolve o deputado Binho Galinha (Patriotas), investigado por suposta ligação com organizações criminosas.
Deputados da Alba contra Hilton Coelho
Mesmo sem tramitar no Conselho de Ética, deputados defendem que a Casa não pode se omitir diante dos fatos. A expectativa é que, nas próximas semanas, haja um avanço nas conversas e definição sobre qual instrumento jurídico será adotado para dar prosseguimento à apuração, seja por meio de sindicância interna ou outro procedimento.
A participação de Hilton Coelho na invasão da Câmara gerou forte reação, não apenas entre vereadores da capital, mas também entre lideranças estaduais, que classificaram o episódio como um atentado contra as instituições democráticas.
Leia também:
>>>Deputado baiano critica retenção de recursos para universidades federais
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).