Política

Vereador Augusto Vasconcelos questiona 'distorções' do IPTU em Salvador

O parlamentar destacou que o setor produtivo tem criticado a atual lei já foi objeto de várias ações diretas de inconstitucionalidade

Por Da Redação

Vereador Augusto Vasconcelos questiona 'distorções' do IPTU em Salvadordivulgação

Durante a apresentação do PLE nº 306/2021 pela secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, na tarde de terça-feira (21/9), o vereador    e ouvidor-geral da Câmara, Augusto Vasconcelos (PCdoB), defendeu uma mudança na atual legislação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), “que tem sido cobrado de maneira injusta para muitas famílias”. 


Conforme o vereador, dentro de um mesmo condomínio, é possível encontrar imóveis com valores mais caros, de até sete vezes, que outros, em razão da criação de uma trava implementada na origem da lei, em 2013, que estabelece o pagamento com valores superiores para os imóveis construídos a partir de 2014.


Ele lembrou que a Câmara, através da Ouvidoria, realizou uma audiência pública sobre o assunto, no início do ano. Disse ainda que esteve com moradores, em reunião na Sefaz (Secretaria Municipal da Fazenda), buscando a construção de uma solução, “mas, lamentavelmente, até a presente data a Prefeitura não fez um projeto para corrigir essa distorção”. 


O parlamentar destacou que o setor produtivo tem criticado a atual lei já foi objeto de várias ações diretas de inconstitucionalidade e que tramitam no Tribunal de Justiça. Ele observou que os valores elevados do IPTU inibem novos empreendimentos imobiliários, além de trazer sérios prejuízos ao crescimento econômico e a geração de empregos.


A Câmara de Vereadores não pode ser omissa a essa pauta. Desde o início do ano temos trazido o assunto para o debate. A Prefeitura mais uma vez se esconde do problema e se nega a construir uma solução conjunta ouvindo a população. Não queremos arruinar as finanças da cidade. Queremos que o tributo reflita a capacidade contributiva de cada um, levando em consideração critérios objetivos e não devaneios criados para corrigir os aumentos abruptos praticados nos últimos anos”, disse Augusto.


LEIA MAIS: Receita libera consulta a último lote de restituição do IR 2021; ao todo, 358.162 contribuintes receberão R$ 562 milhões


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.