Já estão falando em Centro de Atendimento Pós-Covid na Alba; saiba como pode funcionar
A unidade deverá contar com equipe multiprofissional para acolhimento, atendimento e reabilitação dos pacientes
Preocupado com as sequelas deixadas nos infectados pelo coronavírus, o deputado José de Arimateia (Republicanos) sugeriu ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, por intermédio da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a implantação do Centro de Atendimento Pós-Covid. Segundo o parlamentar, a unidade deverá contar com equipe multiprofissional para acolhimento, atendimento e reabilitação dos pacientes.
“Toda hora surge uma nova cepa. Até o momento, o que sabemos é muito pouco sobre o vírus, e sabemos menos ainda das sequelas deixadas por ele em pacientes graves, principalmente aqueles que foram internados na UTI, tendo em vista tempo de internação, tipo de lesão e sequela. Por isso, é importante um acompanhamento profissional para essas pessoas”, afirmou.
Dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) mostram que a média de permanência de um paciente com Covid-19 na UTI do SUS é de 12 dias, especialmente por estes pacientes já apresentarem mais comorbidades. Eles demoram em média 20 dias para receber alta, mesmo após saírem da UTI,
“O que nos chama a atenção é o número de pessoas afastadas das suas atividades laborais e vida social, por conta das sequelas, não temos a real dimensão, podemos citar algumas a exemplo problemas cardiológicos, fragmentação de memória, surdez, problemas circulatórios e ainda psiquiátricos, para tanto indico ao prefeito de Salvador a implantação do Centro de Atendimento Pós-Covid, com equipe multiprofissional para acolhimento, atendimento e reabilitação destes pacientes. Conforme ressaltou Arimateia, o prefeito de Salvador poderia adotar como referência uma iniciativa do governo federal, que, segundo ele, lançou projeto semelhante. De acordo com o deputado, o Ministério da Saúde lançou projeto focado em promover a retomada segura das atividades hospitalares eletivas. O projeto ‘Reabilitação Covid-19’ tem dado apoio a cinco hospitais públicos em todo o Brasil na recuperação de pacientes Pós-Covid-19. Segundo o legislador, a iniciativa é executada pelo Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde (Proadi-SUS).
“A iniciativa também prevê a doação de diversos equipamentos de reabilitação, como andador de alumínio, exercitador de pernas e braços, incentivador respiratório, kit de agilidade com cones e marcadores para treinos de equilíbrio e agilidade motora, válvula de fonação, eletro estimulador muscular entre outros. Esses equipamentos possibilitam a excelência do cuidado ao paciente no âmbito do projeto”, concluiu.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.