AO VIVO Últimas Notícias
05/08/2021 10h12 | Atualizado em 05/08/2021 10h15

Recôncavo baiano leva falta no quesito UTI Neonatal; projeto de Bira Corôa defende instalação

Bira observou que a ausência de leitos dos leitos neonatais se torna ainda mais preocupante quando ocorrem as chamadas gestações de alto risco

Recôncavo baiano leva falta no quesito UTI Neonatal; projeto de Bira Corôa defende instalação Foto: ilustrativa/Pexels
Da Redação

A ausência de leitos de UTI Neonatal no Recôncavo da Bahia tem causado muita apreensão nas famílias e é motivo de preocupação do deputado Bira Corôa (PT). Por isso, em indicação encaminhada ao governador Rui Costa e à Secretaria de Saúde, ele pediu a instalação desses equipamentos no município de Santo Antônio de Jesus.

Ao justificar a indicação, já protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Bira observou que a ausência de leitos dos leitos neonatais se torna ainda mais preocupante quando ocorrem as chamadas gestações de alto risco, “posto que, a possibilidade de se fazer inevitável a utilização desta modalidade de UTI aumenta drasticamente”.

Segundo o deputado, quando isso acontece, Santo Antônio de Jesus faz o encaminhamento de tais casos para Salvador ou Feira de Santana via regulação de vagas, as quais na maioria das vezes são insuficientes.

“Ainda assim”, acrescentou ele, “existe todo um desgaste físico, mental, emocional e financeiro, a partir do momento que se é necessário deslocar-se para outro município para a utilização da UTI, visto que, mãe encontra-se no pós parto, onde apresenta alterações hormonais, físicas e mentais, principalmente quando seu filho precisa utilizar desse equipamento para assegurar sua vida”.

Diante dessa situação, Bira Corôa reafirmo a importância da construção e instalação de leitos de UTI Neonatal, “demonstrando, assim, preocupação com o cuidado sensível, humanizado e individualizado aos recém-nascidos, resultando na redução da mortalidade infantil, assegurando uma sobrevida de melhor qualidade ao neonato e a sua família, estando em um ambiente protegido para que ela fortaleça as funções em desenvolvimento, ampliando seu potencial de crescimento saudável”.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação