Deputado quer a criação de um programa emergencial para estimular setor de eventos
Ao justificar o documento, o parlamentar frisa que as atividades do referido setor seguem completamente paralisadas há mais de um ano.
O deputado Junior Muniz (PP) apresentou, na Casa Legislativa, um projeto de lei que dispõe sobre a instituição do Programa Estadual de Ações Emergenciais destinadas ao Setor de Eventos, na Bahia, decorrentes dos efeitos de combate à pandemia da Covid-19. Ao justificar o documento, o parlamentar frisa que as atividades do referido setor seguem completamente paralisadas há mais de um ano, “com o cenário podendo se agravar ainda mais, pois as autoridades estaduais e municipais já anunciaram que a retomada só deve acontecer após a vacinação da população”.
O legislador observa ser impossível estimar o prejuízo sofrido pelos empresários, que enfrentam a falência, o desemprego e a queima de capital de giro, impactando também uma cadeia gigantesca de fornecedores, prestadores de serviços, colaboradores e trabalhadores informais.
Neste rol de prejudicados pela crise sanitária do novo coronavírus, o deputado incluiu um número bastante significativo de ambulantes, músicos, iluminadores, seguranças, floristas, garçons, fotógrafos, cerimonialistas, barmans, montadores, buffets, técnicos de som, luz e imagem, cantores, DJs, agentes de limpeza, operadores de caixa, transportadores e carregadores.
O legislador informa ainda que, segundo o Sebrae, o setor de eventos é responsável anualmente por R$ 209,2 bilhões em faturamento, cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos, R$ 48 bilhões em impostos, impactando significativamente o PIB Nacional.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.