Tele Coronavírus atende mais de 23 mil pessoas na Bahia em apenas 40 dias de funcionamento
Tele Coronavírus atende mais de 23 mil pessoas na Bahia em apenas 40 dias de funcionamento
Em apenas 40 dias de operação, o Tele Coronavírus 155, canal de comunicação criado para orientar as pessoas durante a pandemia, já prestou mais de 23 mil atendimentos em toda a Bahia.
O canal de atendimento teve seu maior pico no início da segunda quinzena de abril, quando chegou a atender 1226 pessoas em um só dia. Moradores de Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista foram os que mais entraram em contato com o serviço até o momento.
“O cidadão liga para o número 155 gratuitamente e é atendido por um estudante de medicina do quinto ou sexto ano, devidamente capacitado e supervisionado por um médico, que escuta a demanda e faz a orientação, de acordo com o protocolo oficial adotado pela Sesab e Ministério da Saúde. Ao receber essa ligação, o estudante alimenta uma plataforma e esse dado é utilizado para os registros na área de saúde, para auxiliar na gestão e na assistência à saúde”, explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
A maioria das pessoas atendidas estão na faixa etária entre 20 a 59 anos. Na capital baiana, os bairros de Brotas e Cajazeiras são os que mais têm gerado uma demanda de acessos. Os bairros da Liberdade, Plataforma e São Caetano completam a lista do cinco locais onde as pessoas mais procuraram por atendimento.
Nossa equipe tem trabalhado junto com os parceiros para que o Tele Coronavírus seja mais uma ferramenta de apoio à sociedade baiana neste momento de pandemia”, informou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Adélia Pinheiro, uma das coordenadoras do projeto.
Conforme informações da pesquisadora da Fiocruz Bahia e integrante da equipe que formulou o projeto, Viviane Boaventura, o projeto foi criado ajudar o achatamento da curva epidêmica, evitando a circulação de pessoas com sintomas leves da doença. Das 23 mil pessoas atendidas, mais de treze mil não tinham critérios de gravidade no momento da ligação e foram orientadas a permanecer em casa. As pessoas atendidas são orientadas a retornar a ligação em caso de mudança do quadro.
Viviane também destacou o trabalho em equipe para atender o maior número possível de pessoas. “A grande adesão e participação dos futuros médicos, escolas médicas e médicos, todos atuando voluntariamente, é um grande ponto positivo. São ações que reforçam a importância da cultura do trabalho voluntário e da solidariedade num momento tão difícil para a nossa população”.
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