Geral

Procurador Deltan Dallagnol deixa comando da Lava Jato; Alessandro Oliveira assume o cargo

Procurador Deltan Dallagnol deixa comando da Lava Jato; Alessandro Oliveira assume o cargo

Por Da Redação

Procurador Deltan Dallagnol deixa comando da Lava Jato; Alessandro Oliveira assume o cargoredes sociais/Deltan Dallagnol

O procurador da República Deltan Dallagnol vai deixar a chefia da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba. O anúncio foi feito em um vídeo, publicado em suas redes sociais, no qual ela afirma ser uma "decisão difícil", mas "o certo a fazer" pela família. 


"Há algumas poucas semanas, eu e minha esposa identificamos alguns sinais que nos preocuparam em nossa bebezinha, uma filhinha pequena, linda, de um ano e dez meses de idade. Identificamos que ela passou a ter uma série de sinais de regressão em seu desenvolvimento", contou.


Dallagnol estava na força-tarefa desde a sua criação, em 2014. As conversas entre o procurador e Sergio Moro, que julgou alguns dos casos, foram expostas durante a série de reportagem "Vaza Jato", divulgadadas pelo portal The Intercept, em parceria com outros veículos.


Após os vazamentos, o procurador passou a enfrentar maior pressão em relação a sua atuação na Lava Jato. Segundo o Uol, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) tem processos contra Dallagnol à espera de julgamento. Caso seja condenado, ele poderá ser afastado compulsoriamente da força-tarefa.



SUBSTITUTO


Apesar de sair da chefia, Dallagnol não irá sair da força tarefa. Ele será substituído pelo procurador Alessandro Oliveira, que ficará responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba, enquanto assumirá as funções antigas de seu substituto.


A assessoria da Operação Lava a Jato afirmou, em nota divulgada ao Uol, que "Deltan desempenhou com retidão, denodo, esmero e abnegação suas funções, reunindo raras qualidades técnicas e pessoais". Segundo o comunicado, Oliveira "é membro com maior antiguidade na Procuradoria da República do Paraná a manifestar interesse e disponibilidade para coordenar os trabalhos".


O ex-ministro da Justiça Sergio Moro parabenizou o ex-colega e disse esperar que o trabalho da operação "possa prosseguir". "Embora o trabalho seja institucional, é inegável o mérito de seu esforço e integridade individual. Apesar de sua saída por motivos pessoais, espero que o trabalho da força tarefa possa prosseguir", afirmou Moro, por meio de nota.


LEIA MAIS: Governo anuncia novo valor do "Coronavoucher" e diz que auxílio será estendido por mais quatro meses


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.