Passando pelo pior momento da pandemia, Argentina anuncia confinamento por nove dias e suspensão de jogos de futebol
País tem quase 500 mortes diariamente.
O governo argentino anunciou novas medidas para tentar conter a disseminação do coronavírus no país. Entre as determinações estão um novo confinamento de nove dias e a suspensão dos jogos de futebol em todo o território nacional, que foi confirmado na manhã desta sexta-feira (21/5) pela Associação de Futebol Argentino (AFA).
As novas restrições começam no sábado (22/5) e vão até 30 de maio, com a possibilidade de serem renovadas no fim de semana seguinte, de 5 a 6 de junho, nas regiões em que o contágio estiver maior.
“Não devemos naturalizar tanta tragédia. Temos que assumir a gravidade. Não é o momento de especulações, ninguém tem o direito de querer tirar vantagem disso, devemos nos unir para superar esta catástrofe”, declarou o presidente da Argentina, Alberto Fernández.
Durante o confinamento, estarão suspensas as atividades sociais, econômicas, educativas, religiosas e esportivas presenciais. Estarão autorizados apenas o comércio essencial e as entregas em domicílio. Os argentinos poderão circular somente pelos arredores de seus domicílios, entre as 6h e 18h.
Em nota, a AFA afirmou que segue as diretrizes do governo argentino e que, por isso, decidiu suspender a programação de jogos em todas as localidades que organiza.
"Esta associação colabora com as autoridades nacionais, provinciais e municipais desde 20 de março de 2020 no desenvolvimento de protocolos de saúde dirigidos ao cuidado da família do futebol e da sociedade em geral, respeitando todas e cada uma das decisões tomadas pelos nossos líderes e por especialistas em epidemiologia", iniciou o texto da AFA.
"Por isso, neste momento em que o nosso querido país deve fazer um esforço extra para controlar esta pandemia angustiante que nos aflige, a AFA e todos nós que fazemos futebol voltaremos a acompanhar as autoridades nacionais, suspendendo a programação dos jogos correspondentes ao todas as competições locais por um período de 9 dias".
A medida, a princípio, não afeta os jogos da Copa Libertadores e Copa Sul-Americana envolvendo equipes argentinas e nem da Copa América, que será sediada no país argentino a partir de 13 de junho.
A Argentina passa por um grave momento da pandemia, registrando uma média de cerca de 500 mortes por dia, um dos mais altos números no mundo de novas mortes. Ao todo, a pandemia matou mais de 72.000 pessoas no país.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003