Missa do Galo: Papa Francisco critica violência contra crianças e inaugura Jubileu 2025
A missa, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, contou com a presença de quase 30 mil fiéis
Na tradicional Missa do Galo, celebrada na noite da véspera de Natal (24), o papa Francisco condenou a violência que atinge crianças inocentes em diversas partes do mundo. “Pensemos nas guerras, nas crianças metralhadas, nas bombas sobre escolas e hospitais”, disse o pontífice em sua homilia, em referência aos bombardeios recentes em Gaza, cuja “crueldade” já havia criticado na semana anterior, gerando protestos da diplomacia israelense.
A missa, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, contou com a presença de quase 30 mil fiéis. Sentado em uma cadeira de rodas, Francisco também convocou os cristãos a “levantarem a voz contra o mal e contra as injustiças cometidas diretamente sobre os mais pobres”.
A missa marcou o início do Jubileu 2025, o “Ano Santo” da Igreja Católica, celebrado com o rito de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Durante o Jubileu, a porta, geralmente fechada, estará acessível para peregrinos, simbolizando um convite à conversão e penitência. A expectativa é de que mais de 30 milhões de fiéis de todo o mundo visitem Roma ao longo do próximo ano.
Apelo pela paz no Oriente Médio
O papa deve renovar seus apelos por um cessar-fogo no Oriente Médio e em outras regiões em conflito nesta quarta-feira (25), durante a tradicional bênção “urbi et orbi” (para a cidade e o mundo), pronunciada ao meio-dia.
Segurança reforçada no Vaticano
A segurança nos arredores do Vaticano foi ampliada após o ataque mortal em um mercado natalino na Alemanha, ocorrido quatro dias antes. O Ministério do Interior italiano destacou cerca de 700 agentes adicionais para reforçar a vigilância em Roma.
Tradição e espiritualidade
O Jubileu, realizado pela Igreja Católica a cada 25 anos, é uma celebração de renovação espiritual, marcada por eventos religiosos e culturais em todo o mundo. A abertura da Porta Santa será reproduzida em outras três grandes basílicas de Roma e em milhares de igrejas ao redor do globo.
+ Arcebispo de Salvador, Dom Sergio da Rocha, fala sobre relação com o Papa Francisco: 'especial'
+ 'Arroz de sobras': Confira receita deliciosa com o que sobrou da ceia de Natal
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).