Carteira Nacional Docente: professores já podem solicitar o documento
Professores da rede pública e privada que tiverem a Carteira Nacional Docente terão direito a descontos em eventos culturais e diárias em hotéis, além de acesso a cartão de crédito da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade
Por Júlia Naomi.
Professores da rede pública e privada da educação básica e superior de todo o país podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), a partir desta quinta-feira (16). O pedido da documentação, que é reconhecida em todo o território nacional, deve ser feito na plataforma Mais Professores, com acesso pela conta gov.br.
A CNDB é um documento oficial de identificação destinado a todos os professores da educação básica e superior. Ela faz parte do programa Mais Professores do Brasil e facilita o acesso a descontos em eventos culturais, diárias em hotéis e mais benefícios da iniciativa.
Durante o anúncio de abertura das solicitações, em um evento de comemoração ao dia dos professores (15), no Rio de Janeiro (RJ), o ministro da educação Camilo Santana divulgou a criação de um edital "para convocar as empresas brasileiras deste país para serem parceiras do professor". Sob o selo do MEC #TôcomProf, vinculado ao programa Mais Professores, serão concedidos benefícios aos profissionais da educação.
“Ele [o professor] terá vantagens e descontos em algumas lojas parceiras, no iFood, na Decolar, em uma rede de farmácias. Vai ter parceria com a Amazon, com a Samsung, na compra de equipamentos, de televisão, enfim. Eu quero convocar todos os parceiros deste país para criar um grande movimento, um movimento de reconhecer o papel do professor”, declarou.
Veja como solicitar a Carteira Nacional Docente
Para solicitar o documento de identificação profissional, o professore deve acessar o sistema Mais Professores, por meio de sua conta gov.br.
- Ao acessar o sistema Mais Professores, o professor verá suas informações pessoais e os vínculos com as instituições de ensino em que atua.
- O docente deverá conferir e validar os dados exibidos e, caso identifique algum erro, entrar em contato com a instituição empregadora para solicitar a correção.
- Depois, será necessário preencher o endereço completo e inserir os contatos atualizados (e-mail e telefone).
- O docente deve enviar uma foto conforme os critérios estabelecidos pelo sistema.
- O portal mostrará uma prévia da Carteira Nacional do Docente Brasileiro (CNDB), com a foto e todos os dados confirmados.
- Se as informações estiverem corretas, o professor deve autorizar a emissão do documento.
- A versão digital da carteira, que já garante o acesso aos benefícios do programa, será disponibilizada imediatamente para download.
Programa Mais Professores Para o Brasil
De acordo com o MEC, a iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. O programa envolve ações em 5 eixos estruturantes:
- Seleção para o ingresso na docência: Prova Nacional Docente para subsidiar os estados, o Distrito
Federal e os municípios nos processos de seleção e de ingresso no magistério; - Atratividade para as licenciaturas: Bolsa Pé-de-Meia Licenciaturas para fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão nos cursos de licenciatura;
- Alocação de professores: Bolsa Mais Professores para incentivar a atuação em regiões e áreas de conhecimento com carência de docentes;
- Formação docente: Portal que visa fortalecer o desenvolvimento profissional de acordo com o perfil e a necessidade do docente;
- Valorização dos professores: Ações de reconhecimento da importância social dos docentes, estabelecidas por meio de parcerias com outros ministérios e órgãos públicos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).