Câmara aprova plano de carreira dos professores municipais de Salvador
Câmara de Salvador aprova plano de carreira dos professores com emendas
Por Da redação.
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na tarde desta quarta-feira (1º), em plenário, os projetos do Executivo que versam sobre o plano de carreira dos professores municipais da capital baiana, com seis emendas.
Sobre o projeto dos professores municipais, o presidente da CMS, vereador Carlos Muniz (PSDB), rememorou toda a tensão causada pela invasão dos professores ao Parlamento, em maio, e comemorou a atuação da Casa para a aprovação da matéria com avanços.
“O que nós queríamos era que tanto o Executivo como a APLB-Sindicato estivessem em acordo para que nós, aqui na Câmara, pudéssemos votar com serenidade, certos de que estamos fazendo nossa parte com responsabilidade. E foi o que aconteceu hoje”, pontuou Muniz.
Ele também citou a reunião recente entre o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, e o presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira.
De acordo com o líder do governo, vereador Kiki Bispo (União), “a votação findou, de uma vez por todas, a greve que gerou mais de 70 dias de prejuízos para a educação da nossa cidade”.
Plano de carreira dos professores
Conforme ressaltou, as emendas que foram acolhidas no texto original não estavam previstas na assinatura do acordo entre a Prefeitura de Salvador e o sindicato.
“Mas, ainda assim, entendemos a importância que tem a categoria dos professores para a cidade e, com a Câmara mediando todo esse processo, restabeleceu-se aquilo que se pretendia, que era poder consolidar, de fato, o Plano dos professores”, disse Kiki, acrescentando que a aprovação do pedido de empréstimo para aquisição de uma nova frota do transporte público complementar se tratou de “uma vitória da cidade”.
As emendas aprovadas no PLC 003/2025 visam alterar as Leis nº 8.722, de 17 de dezembro de 2014, nº 5.007, de 14 de junho de 1995, nº 9.764, de 2023, nº 9.508, de 11 de fevereiro de 2020, e nº 9.865, de 27 de maio de 2025.
Renovação da frota de amarelinhos
A Câmara também aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei (PLE 425/2025) que autoriza o empréstimo de R$ 95 milhões para renovar a frota do transporte complementar, popularmente conhecidos como amarelinhos.
Apenas o vereador Hamilton Assis (PSOL) foi contra a aprovação. O projeto também foi encaminhado para a Prefeitura.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).