Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, morre aos 100 anos
Jimmy Carter ocupou a Casa Branca de janeiro de 1977 a janeiro de 1981
O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter faleceu, aos 100 anos, em sua residência na Geórgia, neste domingo (29), segundo o Carter Center.
“Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”, disse Chip Carter, filho do ex-presidente, em um comunicado.
“Meus irmãos, minha irmã e eu o compartilhamos com o mundo por meio dessas crenças comuns. O mundo é nossa família pela maneira como ele uniu as pessoas, e agradecemos por honrar sua memória continuando a viver essas crenças compartilhadas".
Carter, um democrata, ocupou a Casa Branca de janeiro de 1977 a janeiro de 1981. Com mais anos de vida do que qualquer outro ex-presidente na história americana, ele viu sua reputação crescer mais após deixar o cargo do que durante sua gestão -- um cenário que ele próprio admitiu.
Na eleição de 1976, ele venceu o então presidente republicano Gerald Ford para se tornar o 39o presidente dos Estados Unidos. No entanto, foi derrotado de maneira contundente pelo republicano Ronald Reagan em 1980, após um único mandato visto como um fracasso.
Carter deixou o posto de maneira extremamente impopular, porém dedicou-se intensamente por décadas a causas humanitárias após sua saída.
Ele foi agraciado com o Nobel da Paz em 2002 pelo seu "incessante esforço para encontrar resoluções pacíficas para conflitos globais, fomentar a democracia e os direitos humanos, além de fomentar o progresso econômico e social.
LEIA MAIS: Desastre na Coreia do Sul é maior acidente aéreo dos últimos seis anos
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).