China anuncia tarifa de 84% sobre produtos dos EUA em resposta a Trump
A medida da China entra em vigor já nesta quinta-feira (10)
Por Bruna Castelo Branco.
O governo da China anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 84% sobre produtos importados dos Estados Unidos. A medida entra em vigor já nesta quinta-feira (10) e é uma resposta direta ao novo pacote de tarifas comerciais determinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Do lado norte-americano, as novas tarifas contra produtos chineses, que somam 104%, começaram a valer na manhã desta quarta. A escalada das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo teve reflexo imediato no mercado financeiro: as bolsas asiáticas abriram em queda.
+ Lula pede que Trump 'fale manso' e diz não ter medo: 'Quero respeito'
+ Trump critica retaliação da China e diz que país 'entrou em pânico'
Em entrevista à emissora norte-americana Fox News, o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, criticou a decisão de Pequim. Para ele, a reação chinesa é “infeliz” e pode gerar prejuízos ao próprio país. “Eles podem elevar suas tarifas, mas e daí?”, disse.
Bessent também afirmou que “tudo está em discussão” e sugeriu que um “ótimo passo” por parte da China seria “reconhecer e punir traficantes que exportam fentanil para os EUA”. O secretário ainda acusou o governo chinês de falta de disposição para negociar: “Acho lamentável que os chineses realmente não queiram vir e negociar, porque são os piores infratores no sistema de comércio internacional”, declarou.
De acordo com reportagem do The New York Times, o governo chinês publicou nesta quarta-feira uma extensa nota oficial denunciando o que classificou como anos de práticas protecionistas por parte dos Estados Unidos. O comunicado também acusa Washington de violar o acordo comercial assinado entre os dois países no fim do primeiro mandato de Trump.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).