Brasil volta a exigir visto de turistas dos EUA, Canadá e Austrália
A partir desta quinta-feira (10), o Brasil volta a exigir visto de turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Por Da Redação.
O governo brasileiro voltará a exigir visto de entrada para turistas dos Estados Unidos (EUA), Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10). A decisão segue o princípio da reciprocidade diplomática, segundo o qual o Brasil exige visto de cidadãos de países que também mantêm essa exigência para brasileiros.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), "o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita". A medida foi estabelecida por decreto presidencial e revoga a política adotada em 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro suspendeu a exigência de forma unilateral.
O Itamaraty informou que segue negociando acordos de isenção com os três países com base em critérios recíprocos, modelo já adotado, por exemplo, com a União Europeia.
"Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil", afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
+ Dólar salta 1,5% e encosta nos R$ 6 após anúncios de Donald Trump
Solicitação online e processo simplificado
Apesar da retomada da exigência, o procedimento para obtenção do visto brasileiro será mais simples do que o exigido por alguns dos países citados. Turistas americanos, canadenses e australianos poderão fazer a solicitação online por meio do site eVisa. O processo não exige entrevista presencial nem apresentação de comprovantes de renda. A taxa é de R$ 479 e a permanência permitida no país é de até 90 dias.
Recorde de turistas estrangeiros
Segundo dados da Embratur, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos em 2024 - o segundo maior número da série histórica iniciada em 1990. Os americanos também representaram o segundo maior grupo de estrangeiros a visitar o país no ano, atrás apenas dos argentinos.
Ainda em 2024, o Brasil recebeu 96.540 turistas do Canadá - maior número em quase 30 anos - e 52.888 da Austrália.
Divergência no Congresso
A decisão do governo federal contrasta com o posicionamento do Senado, que aprovou, em março deste ano, um projeto de lei que suspende a exigência de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão a partir de 10 de abril. No entanto, o texto ainda aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Em 2023, o governo já havia prorrogado por um ano a isenção de vistos para tentar contornar a resistência no Congresso.
O Japão, embora mencionado no projeto aprovado pelo Senado, não está mais incluído na lista de países que exigem visto de brasileiros. Em agosto de 2023, os governos do Brasil e do Japão firmaram um acordo de isenção recíproca para visitas de até 90 dias. A medida entrou em vigor em setembro de 2023 e tem validade de três anos.
+ Turismo de Salvador é tema de audiência pública na Câmara Municipal
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).