Por que algumas roupas encolhem nas lavagens? Saiba como evitar
A explicação, segundo a ciência têxtil, está na própria estrutura das fibras naturais
Por Bruna Castelo Branco.
A frustração de retirar da máquina uma peça de vestuário que encolheu — mesmo seguindo as instruções de lavagem — é um problema doméstico comum. A explicação, segundo a ciência têxtil, está na própria estrutura das fibras naturais. As informações são do The Conversation Brasil.
Em tecidos como algodão e linho, as fibras são originalmente irregulares e enrugadas em sua forma natural. Durante a fabricação, passam por processos mecânicos em que são esticadas e torcidas para endireitar e alinhar essas cadeias de celulose, formando fios longos e lisos, como explica Nisa Salim, diretora da National Testlab for Composite Additive Manufacturing, na Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália.
+ Casais que se conheceram pela internet são menos felizes, diz estudo
No entanto, essas fibras possuem uma característica crucial: "têm boa ‘memória’". Quando submetidas a calor, umidade ou agitação mecânica — como ocorre em uma lavagem —, as fibras "tendem a relaxar e retornar ao seu estado original, enrugado". Esse retorno à forma inicial é o que causa o encolhimento.
+ Wandinha da Silva: Netflix divulga série com vídeo em Xique-Xique, Bahia
+ Influenciadora sobrevive após carro invadir restaurante; veja vídeo
O processo também envolve aspectos químicos. Existem "ligações entre as cadeias, chamadas ligações de hidrogênio", que conferem resistência ao tecido. A tensão aplicada durante a fiação e tecelagem mantém a estrutura esticada, mas a exposição à água e ao calor pode quebrar temporariamente essas ligações, permitindo que as fibras se contraiam.
Segundo a especialista, compreender esse comportamento das fibras é fundamental tanto para prevenir danos quanto para tentar recuperar peças que encolheram acidentalmente.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).