Federação e Engenho Velho acumulam 35 tiroteios em 2025
Levantamento aponta que a Federação e Engenho Velho tiveram um aumento de 36% no número de vítimas em comparação ao ano passado
Por João Tramm.
A violência segue em alta nos bairros da Federação e Engenho Velho da Federação, em Salvador, gerando apreensão entre os moradores. De acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, divulgados na sexta-feira (22), em menos de oito meses já foram contabilizados 35 tiroteios nas localidades, deixando 24 pessoas mortas e outras 10 feridas.
O relatório mostra ainda que o número de vítimas é 36% maior do que o registrado no mesmo período de 2024.
O caso mais recente ocorreu também na sexta-feira (22), durante uma operação policial nas áreas do Forno e da Baixa da Égua. Segundo informações do portal Alô Juca, um suspeito de envolvimento com o tráfico foi atingido por disparos e outros três homens acabaram presos.
Somente em agosto, já foram contabilizados nove tiroteios em 22 dias, que resultaram em sete mortos e dois feridos. Até então, o mês com mais confrontos havia sido abril, com oito ocorrências, seis mortes e três feridos.
O levantamento revela ainda que maio foi o único período sem registros de violência. Nos demais meses, os números variaram: julho registrou sete confrontos, com cinco mortes, enquanto em junho foram três tiroteios, que deixaram quatro pessoas feridas.
Federação e Engenho Velho
Na última semana, equipes da FICCO Bahia, em conjunto com as polícias Militar e Civil, deflagraram a Operação Intervenção na região do bairro Engenho Velho da Federação, em Salvador. A operação tem como objetivo cumprir ordens judiciais contra traficantes envolvidos em homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.
A intervenção aconteceu após alguns casos neste mês, dentre eles, um tiroteio no Engenho Velho da Federação foi registrado na madrugada desta terça-feira (12) após confronto entre facções rivais na região.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).