Cidade onde a polícia mais mata negros no Brasil fica na Bahia, que tem força de segurança mais letal do Nordeste
A constatação foi feita por um relatório do Observatório da Segurança divulgado nesta terça-feira (14/12).
Bem-vindo a Santo Antônio de Jesus, o comércio mais barato da Bahia. A placa que indica a chegada ao município, localizado a 190 km de Salvador, deveria ter, agora, uma nova escrita: a cidade onde a polícia mata mais negros no Brasil. A constatação foi feita por um relatório do Observatório da Segurança divulgado nesta terça-feira (14/12).
Além de colocar Santo Antônio de Jesus nesse ranking, os dados revelam ainda que 98% das pessoas que morreram durante ações policiais no ano de 2020 em toda a Bahia são negras. Deste total, foram 13,2% pretas e 84,8% pardas. Segundo o levantamento, o restante ficou dividido assim: brancos (1,8%) e outros (0,2%) mortos pela polícia.
Na capital, Salvador - que tem o maior contigente de negros fora da África -, todos que não resistiram em qualquer operação das forças policiais são negros.
Por conta dos números, a Bahia ocupa a terceira posição entre os que possuem o maior número de mortos (595), ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (939) e São Paulo (488). No entanto, a polícia baiana segue sendo a mais letal do Nordeste entre todas as pesquisadas (Piauí, Maranhão, Pernambuco e Ceará).
A Bahia lidera ainda outro aspecto: tem o maior índice de chacinas entre os estados do Nordeste monitorados pela Rede nos últimos dois anos, com 74 registros.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.