MPF instaura inquérito para apurar presença de animais silvestres nos arredores do aeroporto de Conquista
Segundo a portaria, a presença dos animais "compromete a segurança aeroportuária local"
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar a presença de animais nas proximidades do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, a 518 km de Salvador.
A informação foi publicada na edição desta segunda-feira (6/6) do Diário Oficial do parquet, e é assinada pelo procurador da República, André Sampaio Viana.
De acordo com o documento, o objetivo do procedimento é "averiguar a notícia da existência de focos atrativos da fauna nas proximidades do aeroporto", os quais, segundo a portaria, "comprometem a segurança aeroportuária local".
Na determinação, não há detalhamentos a respeito dos eventuais danos causados à fauna pelo aeroporto e tampouco se já houve incidentes aos passageiros e funcionários por conta da presença de animais silvestres na região.
Em outubro do ano passado, seis raposas foram resgatadas na pista do aeroporto. Após avaliação feita pelo médico veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Prefeitura da cidade, os animais foram levados para uma reserva florestal na região.
Segundo relatos coletados pela gestão conquistense, as raposas conseguiram passar pela grade de proteção da pista do Glauber Rocha, por um pequeno espaço ao lado do portão. Inicialmente, foram resgatados quatro filhotes, mas dois animais conseguiram escapar. Para capturar o último filhote e a mãe foi necessário preparar armadilhas com carne e esperar por duas noites para atraí-los.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!