Geral

“Responsabilidade de conduzir a embarcação com segurança é do condutor”, diz comandante da Marinha

“Responsabilidade de conduzir a embarcação com segurança é do condutor”, diz comandante da Marinha

Por Da Redação

“Responsabilidade de conduzir a embarcação com segurança é do condutor”, diz comandante da MarinhaDivulgação / Astramab

Poucos menos de um dia após o naufrágio, que chocou os baianos nesta última quinta-feira (25/8), uma pergunta ainda paira no ar: de quem é a culpa do acidente, que vitimou 18 pessoas em Mar Grande? Em entrevista concedida à imprensa na manhã desta sexta (26/8), o comandante Flávio Almeida, do 2º Distrito Naval, afirmou que “o condutor é que tem a responsabilidade de conduzir com segurança a embarcação. Se o passageiro se sentir inseguro, pode nos alertar”.


LEIA MAIS: TRAGÉDIA NO MAR: Autoridades reduzem para 18 o número de vítimas fatais em acidente


Ainda segundo ele, será aberto um inquérito da Capitania dos Portos, que terá 90 dias para ser concluído. Além das oitivas com testemunhas,  será feita uma perícia para averiguar as condições da lancha. Ele revelou que todas as embarcações são obrigadas a ter o número de coletes igual à lotação.


No entanto, diz que ainda não é possível dizer se a Cavalo Marinho I cumpria a determinação. A Marinha também não informou sobre as condições da lancha, por sua vez, bastante criticadas pelos sobreviventes. ?Somente o  inquérito vai tirar essas dúvidas?, afirmou o comandante Flávio, que acrescentou:


“Nas embarcações têm placas – na frente- , que demonstram número de passageiros permitidos. Quem se sentir inseguro, pode ligar para Capitania dos Portos e avisar, que está contra as regras. Cabe ao passageiro também esse registro”.


De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a embarcação (Cavalo Marinho I) estava em boas condições e, inclusive, tinha passado por vistoria. ?Ela estava operando normalmente, não tinha nenhum problema?, afirmou o presidente da entidade, Jacinto Chagas.


A Agerba ressaltou que, como agência reguladora, vai realizar apuração administrativa e aguardar os resultados dos inquéritos instaurados pelos órgãos competentes. Os culpados pelo naufrágio poderão responder por homicídio culposo ou doloso, a depender das investigações.


LEIA MAIS: TRAGÉDIA NO MAR: Quatro vítimas já foram identificadas; Corpos estão entre Salvador e Santo Antônio de Jesus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


*Publicada originalmente às 8h23


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.