Resgate de animais silvestres aumenta em 100% durante pandemia em Salvador; maior incidência é de serpentes
Resgate de animais silvestres aumenta em 100% durante pandemia em Salvador; maior incidência é de serpentes
Mais de 400 resgates de animais silvestres foram contabilizados pelos agentes do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), durante a pandemia. De março a julho foram 442 resgates, o que representa um aumento de mais de 100% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram resgatados 210.
De acordo com o Gepa, de janeiro a julho de 2020, foram realizados 207 atendimentos envolvendo tartarugas na capital, entre resgate, recolhimento de ovos e aparecimento de exemplares mortos. Os animais mais resgatados em vias urbanas e áreas residenciais são as serpentes (30% do total), saguis, iguanas e gambás. Mas também são resgatados corujas, gaviões, tamanduás, ouriços, bichos-preguiça, tartarugas e jacarés.
Um dos quatro fatores apontados para esse crescimento pelo supervisor interino do GEPA, André Ferreira, é o isolamento social e o fato de algumas áreas terem deixado de ser frequentadas, a exemplo de trilhas e praias. Os outros três fatores citados por ele são o crescimento imobiliário, a construção de novas pistas na cidade, o fato de ter chovido muito de março a julho e mais conhecimento da população em relação às ações do GEPA.
Para o biólogo Mikhail Barreto, mestre em Meio Ambiente, Águas e Saneamento, é possível inferir que o aparecimento de animais silvestres em determinados locais, onde antes não eram tão comuns, tem uma relação com a redução da quantidade de pessoas circulando nas ruas no período da pandemia.
A recomendação do GEPA, ao avistar algum animal silvestre em área urbana, é que o cidadão entre em contato com o órgão por meio do telefone (71) 3202-5312. A população não deve tentar pegar o animal ou estabelecer algum tipo de contato. Por se tratar de animais selvagens. que não têm relação direta com o homem, eles podem provocar acidentes.
LEIA MAIS: Adolescente de 15 anos é assassinado a tiros na Estrada Velha do Aeroporto
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.