Geral

Radares de Salvador notificarão caminhões que trafegarem em vias com restrição

Radares de Salvador notificarão caminhões que trafegarem em vias com restrição

Por Da Redação

Os radares de Salvador passarão a notificar, a partir de 22 de junho, caminhões com medidas acima de 6,5m de comprimento e 2,2 m de largura que trafegarem em vias com restrição à circulação de veículos pesados, nos horários determinados em lei. Por esta razão, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) está convocando proprietários de caminhões de padrão menor, também conhecidos como Veículos Urbanos de Carga – VUC (abaixo de 6,5m), para cadastro e vistoria obrigatórios junto ao órgão.


O procedimento visa liberar da notificação os veículos pesados menores, sem restrição. A partir de 13 de abril, o agendamento poderá ser feito exclusivamente pela Internet, por meio do site www.transalvador.salvador.ba.gov.br. Para isso, é necessário o proprietário ter os números da placa e do Renavan, além de modelo e marca.


A vistoria ocorrerá gratuitamente a partir do dia 22 de abril no estacionamento do Wet?n Wild. ?Quem não agendar não terá seu caminhão vistoriado? explicou o superintendente Fabrizzio Muller. Uma exigência é que os veículos apresentem condições de trafegabilidade, caso contrário terão sua vistoria reprovada, somente podendo reagendá-la após regularização.


?A ausência à vistoria agendada acarreta bloqueio a um novo agendamento pelo período de 15 dias?, complementou o superintendente. O cancelamento de agendamento deve ser realizado com, no mínimo, 24 horas de antecedência. Não é necessária a presença do proprietário, mas de um condutor devidamente habilitado.


Durante a vistoria, serão feitas fotografias do veículo, que ficarão arquivadas no sistema da Transalvador. ?Caso o veículo tenha suas características alteradas, como ampliação de suas medidas, será imediatamente retirado do cadastro pelo período de 12 meses, estando vulnerável à notificação nas vias restritas?. A vistoria é anual.


Durante 60 dias, os equipamentos não notificarão os veículos de grande porte nestas zonas. Após este período, os proprietários permanecem agendando vistoria e cadastro, mas veículos em circulação estarão vulneráveis a punições previstas em lei. Fabrizzio Muller lembra que ?a restrição já existe desde setembro de 2013, sendo fiscalizada em diversas operações da Transalvador, mesmo sem uso do fotossensor?.


Exceções ? Terão direito permanente a circular sem restrição betoneiras, caminhões em serviço público ou privado, como limpa-fossa, bombeiros, lixo, etc. Há ainda exceções temporárias, com prazo previamente definido e autorizadas pela Transalvador, mediante solicitação do interessado, para a realização de serviços especiais, como mudança, carga e descarga de grande porte, etc…


Horário de Restrição – O trânsito de caminhões e tratores nas Áreas de Restrição a Circulação (ARC) do município é proibido nos períodos entre 6h e 10h, de segunda a sábado; entre 17h e 20h, de segunda a sexta-feira; e entre 9h e 20h, aos sábados, domingos e feriados na orla de Salvador. As ARC implicam também em não estacionar e parar, além de carga e descarga.


Áreas de Restrição a Circulação ? ARC 


mapa Transalvador

Divulgação Transalvador



Toda a extensão das principais vias de acesso à Zona de Restrição de Operação de Carga e Descarga (ZRCD) listadas abaixo, como também todas as vias contidas na poligonal da ZRCD: Av. Antonio Carlos Magalhães; Av. Barros Reis; Av. Fernandes da Cunha; Av. General Graça Lessa (Ogunjá); Av. General San Martin; Av. Heitor Dias; Av. Luis Eduardo Magalhães; Av. Luis Viana (Paralela); Av. Mario Leal Ferreira (Av. Bonocô); Av. Otávio Mangabeira, entre a Av. Amaralina e o Jardim dos Namorados; BR-324, a partir do acesso à Av. Luis Eduardo Magalhães, sentido Av. Mario Leal Ferreira; Rua Barão de Cotegipe; Rua do Imperador; Rua Fernandes Vieira; Rua Luis Maria; Rua Nilo Peçanha; Rua Padre Antonio De Sá; Rua Regis Pacheco; e Rua Arthur Catrambi.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.