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Projeto ?Cirandando Brasil – Capacitação de Multiplicadores? chega a Camaçari

Projeto ?Cirandando Brasil – Capacitação de Multiplicadores? chega a Camaçari

Por Da Redação

Projeto ?Cirandando Brasil – Capacitação de Multiplicadores?  chega a CamaçariMila Cordeiro / Agência A Tarde

No mês de junho, Nairzinha e equipe realizam mais uma edição do projeto ?Cirandando Brasil – Capacitação de Multiplicadores?, desta vez na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Cerca de 150 professores da rede pública (Municipal e Estadual), professores de creches e escolas comunitárias, monitores das instituições de amparo às crianças, diretores pedagógicos e lideranças locais participam do projeto que acontece em 10 de junho na Casa do Trabalho (Rua do Migrante, s/n ? Centro – (73) 3621-7337/ 7326) e em 11 de junho na Cidade do Saber (Rua do Telégrafo, s/n ? Bairro do Natal ? (71) 3644-9810).


Cada capacitação acontece durante o período dos dois dias, das 9h às 17h. A capacitação tem carga horária de 16 horas, sendo 8 horas de conteúdos sobre a história da cultura da brincadeira e sua aplicabilidade na escola e 8 horas de oficinas. Cada oficina tem duração de duas horas e é aplicada de forma a ampliar o repertório de conhecimento do educador sobre a cultura da brincadeira e, consequentemente, dar subsídios para a elaboração de estratégias didáticas diferenciadas. São oficinas de música, literatura (com artes cênicas), brincadeiras e danças.


O projeto visa capacitar multiplicadores a fim de garantir aos educadores a aquisição de conhecimento através do acervo da cultura brasileira, resgatando o apreço das brincadeiras e cantigas populares. ?Através da vivência das brincadeiras do folclore infantil, os multiplicadores são preparados para contar a história da brincadeira, as influências étnicas formadoras da identidade cultural brasileira, e a reflexão da brincadeira como conteúdo transversal, nos primeiros anos do ensino fundamental?, explica Nairzinha.


?Acreditamos que com as crianças imersas na arte, na música e na cultura, em atividades que utilizam o conhecimento historicamente produzido pela sociedade humana, se fornece elementos que possibilitam novas formas de se inserir na sociedade; de realizar uma leitura crítica de mundo; e de construção de posturas, como cooperação e respeito à humanidade e ao planeta?, completa Nairzinha.


Os educadores têm acesso a um acervo de 2.000 peças do folclore brasileiro incluindo: brincadeiras, histórias, cantigas, parlendas e adivinhações. Até o momento, cerca de 25 mil professores foram capacitados. No momento, o projeto conta com o patrocínio da Petrobras.


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