PF deflagra operação de combate a fraudes no seguro DPVAT
PF deflagra operação de combate a fraudes no seguro DPVAT
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira, uma operação de combate a fraudes no Seguro Obrigatório de Danos Pessoais, o conhecido DPVAT. Segundo a PF, a organização criminosa contava com servidores públicos, policiais civis e militares, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, agenciadores de seguros e outras pessoas.
Cerca de 220 policiais federais cumprem 229 mandados judiciais nos Estados de Goiás, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, além do Distrito Federal. São 41 mandados de prisão, sete de condução coercitiva, 61 de busca e apreensão, 12 de afastamento de cargo público, 51 de sequestro de bens, 57 de afastamento de sigilo bancário. Em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Federal em Salvador, não foi confirmado nenhum cumprimento de mandado na capital baiana, apenas nas cidades de Guanambi e Urandi.
A PF estima que as fraudes possam atingir o montante de R$ 28 milhões.
A Operação Tempo de Despertar identificou que o grupo criminoso se utilizava de diversas maneiras para fraudar o seguro DPVAT, como falsificação de assinaturas e pagamentos de indenizações pela seguradora antes da homologação de acordo ou mesmo após a negação da homologação por um juiz.