Geral

NÚMEROS DE GUERRA: Genocídio de jovens negros é tema de audiência em Lauro de Freitas

NÚMEROS DE GUERRA: Genocídio de jovens negros é tema de audiência em Lauro de Freitas

Por Da Redação

NÚMEROS DE GUERRA: Genocídio de jovens negros é tema de audiência em Lauro de FreitasAcesse Bahia

Acontece nesta sexta-feira (5/5), a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, uma audiência pública, com o tema: ?Genocídio da Juventude Negra em Lauro de Freitas?. O evento é uma solicitação da Posse de Conscientização e Expressão (PCE), movimento negro e de Hip Hop de Lauro de Freitas.


Para a vereadora Luciana, não se pode conviver em uma sociedade em que os índices de extermínio da juventude negra são comparados a um avião caindo, a cada dois dias, somente com jovens negros. ?Precisamos de Políticas públicas para a juventude. Precisamos de inclusão social e precisamos criar uma rede de proteção para tirarmos nossos jovens da vulnerabilidade. E vamos debater esse assunto durante a audiência”.


Para entendermos a violência que se abate sobre essas camadas específicas da população, devemos lembrar que o Brasil tem uma das mais altas taxas de homicídios do mundo. Toda vez que se discute a pena de morte ou a violência, essa manifestação da violência ganha importância. Mas é preciso ir além dos clichês sobre a criminalidade violenta e examinar com mais precisão o perfil dos criminosos e das vítimas.


LEIA MAIS: ACIDENTE: Carro bate em prismas na região da Lip e deixa trânsito complicado na região


O vereador Edivaldo acredita muito no debate e, sobretudo nas ações de medidas afirmativas, que podem gerar após a audiência publica. ?Não podemos apenas ficar nos debates dessa situação, temos que nos unir e fazer com que projetos de valorização a juventude negra sejam produzidos na cidade?, pontuou.


De acordo com o Mapa da Violência de 2016, a lista das dez cidades com os maiores índices (100 homicídios por 100 mil habitantes) de morte por arma de fogo, conta com quatro municípios da Região Metropolitana de Salvador: Mata de São João em 1º (102) Simões Filho, (91,4), na 8° posição; Pojuca na 9° (87,3) e Lauro de Freitas (85,9) com a 10° posição. Estes dados, segundo Claudio Reis, membro fundador do PCE, ?são números de guerra, de acordo com a ONU. Em países que não estão em guerra, é tolerável um número de 10 homicídios por 100 mil habitantes?.


A Audiência Pública discutirá as Políticas Publicas de Segurança, que estão em análise e, também, as estratégias para a diminuição das letalidades, que tanto afligem a juventude negra.


LEIA MAIS: VEJA VÍDEO: Rato é flagrado passeando entre caixas de leite em supermercado na Cidade Baixa


O evento contará com a presença da senadora Lídice da Mata (PSB), deputado federal Bebeto Galvão (PSB), Secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, Doutor Samuel Vida, membro do Afro-gabinete de articulação institucional e jurídica (AGANJU) e do Programa de Direito e Relações Raciais (PDRR UFBA), Doutora Vilma Reis, Ouvidora licenciada da Defensoria Pública do Estado da Bahia, dentre outras autoridades.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.