Norte-americana deixa 3 filhos para ajudar tropas no Iraque
Norte-americana deixa 3 filhos para ajudar tropas no Iraque
Samantha Johnston, 25, mãe de três filhos, deixou a família em Carolina do Norte para ser voluntária no Iraque. A norte-americana, que já serviu no Exército dos EUA, se juntou à tropa curda Peshmerga para lutar contra a ISIS no norte do Iraque e da Síria. “Decidi ir à luta porque senti que era meu dever”, explica.
Em entrevista ao jornal europeu Daily Caller, ela conta que chorou durante todo o caminho para o aeroporto e quase mudou de ideia, mas decidiu que se não fosse, jamais se perdoaria. “Essas crianças estão desabrigadas, são órfãs; viram suas mães e irmãs serem violentadas e vendidas, seus pais serem mortos. Eles estão sofrendo e eu não poderia simplesmente sentar e não fazer nada”, disse.
Samantha diz que seus filhos estão em um lugar seguro e que não poderia olhar para eles e dizer que não fez nada para ajudar.
“Para mim, isso não tem nada a ver com religião. Eu sou cristã, mas estou protegendo a humanidade. Não importa a raça ou religião”.
A norte-americana diz que planeja começar uma organização humanitária após seu retorno para que ela possa continuar a ajudar a comunidade curda.
Samantha atualiza regularmente sua página no Facebook com fotos no Iraque. Em uma publicação recente ela conta como tem sido a experiência: ‘Tenho vivido no Curdistão por duas semanas e as pessoas aqui têm me mudado já. Para o melhor, sempre. O mundo deve olhar para o Curdistão como um modelo. Sinto muita falta da minha família, mas os curdos vão além e fazem com que eu me sinta em casa. #Herbijikurdistan” – Her Biji Kurdistan significa “Vida longa ao Curdistão”.
Atualmente, os ocidentais que lutam ao lado das tropas curdas contra a ISIS são estimados em 100 pessoas. Samantha diz que começou a se inteirar sobre a situação após o grupo ISIS devastar partes do Iraque e da Síria em 2014.