NORDESTE DE AMARALINA: PM faz balanço de operações realizadas em 13 dias no bairro
NORDESTE DE AMARALINA: PM faz balanço de operações realizadas em 13 dias no bairro
Ônibus sem circular, população acuada e reforço policial chamado. Há pouco mais de um mês, o complexo de bairros do Nordeste de Amaralina, em Salvador, vivia esse clima de insegurança. Área conhecida pelo domínio do tráfico de drogas, a situação se intensificou depois da morte de dois jovens de 18 anos em confronto com policiais militares, no dia 19 de setembro. Na época, famílias fizeram uma manifestação sustentando a inocência dos jovens.
Depois da confusão, a PM aumentou as operações na área com os efetivos da 40ª Companhia Independente (CIPM/Nordeste de Amaralina); da Companhia de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp Atlântico); e da Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo). Resultado: seis traficantes mortos em confronto e 14 presos.
Os números foram passados à reportagem do Aratu Online pelo comandante da 40ª CIPM, major Amilton Souza Teixeira. A estatística, fechada no dia 3 de outubro, aponta ainda que cinco armas, coletes à prova de bala e balanças de precisão foram tirados de circulação. Nesse período, um veículo roubado ainda foi recuperado. A unidade cobre ainda os bairros da Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, que também sofreram com a situação ocorrida em setembro.
MEDO
No dia 19 de setembro, a população já não tinha os ônibus circulando no Vale das Pedrinhas. Em sequência, os confrontos que resultaram em mortes também na Santa Cruz fizeram o serviço ser suspenso na localidade. Três dias depois, após aparente normalidade no complexo do Nordeste de Amaralina, motoristas e cobradores chegaram a retomar seus trabalhos normalmente, mas voltaram a suspender pela tarde. A situação só foi normalizada no dia 24 pela manhã.
No mesmo período, várias ações foram feitas no complexo de bairros do Nordeste de Amaralina. Em uma delas, por exemplo, um traficante morreu, seis foram presos e um adolescente acabou apreendido. Tudo aconteceu na noite do dia 20 de setembro, quando a localidade ainda estava sem ônibus e com viaturas rodando a todo instante.
LEIA MAIS: TENSÃO: Um morre e seis são presos na Santa Cruz; Ônibus deixam de circular no bairro
Por conta das constantes operações, uma pequena parcela da população resolveu protestar. Agentes da Companhia Tático Móvel (Patamo) que estavam no bairro precisaram intervir para findar a manifestação, que impedia o direito de ‘ir e vir’ dos demais moradores. Tudo foi registrado em vídeo, que pode ser visto abaixo. Apesar do susto, ninguém ficou tudo.
LEIA MAIS: FICOU NINGUÉM: Patamo joga bomba contra manifestantes no Nordeste de Amaralina; Veja vídeo
OS NOVOS ACUADOS
Oficialmente, a corporação não confirma, mas policiais da 40ª CIPM contaram ao Aratu Online que alguns traficantes do complexo do Nordeste de Amaralina migraram para outros bairros.
Nos finais de semana, inclusive, onde aconteciam festas regadas a drogas, viaturas atualmente ocupam a área e não permitem os famosos bailes. Os agentes reforçaram ainda a importância das denúncias feitas pelos moradores, por meio dos telefones 190 ou (71) 3235-0000. O sigilo é absoluto.