NA JUSTIÇA: Prefeito mais votado de Itabuna poderá assumir o cargo em janeiro, decide TRE
NA JUSTIÇA: Prefeito mais votado de Itabuna poderá assumir o cargo em janeiro, decide TRE
O candidato mais votado para prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), poderá ser diplomado no cargo em 1º de janeiro. A chapa do democrata estava suspensa, mas foi deferida nesta quarta-feira (7/12) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por cinco votos a um.
Gomes recebeu 34.152 votos, mas eles não foram contabilizados. Com a decisão, os votos atribuídos ao candidato passam a ser validados e ele será declarado eleito. O democrata havia disputado o pleito com o Dr. Mangabeira (PDT), que ficou em segundo lugar com 18.813 votos.
O candidato teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por não ter concluído obras no município quando prefeito de Itabuna. Após análise, a Corte Eleitoral entendeu que não houve intenção nem comprovação de improbidade administrativa, já que não constou a má administração do dinheiro público.
Eleições 2016
Na Bahia, além de Itabuna, as eleições municipais ficaram indefinidas em 11 municípios. Isso porque em Camamu, Correntina, Iramaia, Iraquara, Jeremoabo, Lençóis, Rio de Contas, Santa Cruz da Vitória, Sapeaçu, Sítio do Mato e Uruçuca, os candidatos mais votados tiveram seus registros indeferidos e os votos não foram validados.
Sete já foram julgados pelo TRE baiano, sendo mantidos os registros dos candidatos a prefeito de Camamu, Ioná Queiroz (PT); de Correntina, Maguila (PCdoB); de Iramaia, Tunga (DEM); de Iraquara, Edimario (PSD; de Rio de Contas, Dr. Cristiano (DEM); de Santa Cruz da Vitória, Carlos André (PTC) e de Sapeaçu, Dr. George (PPS).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline.