Morre José Carvalho, criador da fundação que leva seu nome e da FERBASA
Morre José Carvalho, criador da fundação que leva seu nome e da FERBASA
Morreu hoje em Salvador o empresário e engenheiro mineiro José Corgosinho de Carvalho Filho, de 84 anos. Conhecido apenas como José Carvalho, ele fundou uma das maiores empresas do estado, a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (FERBASA) na área de mineração, metalurgia e reflorestamento. Porém, o maior legado do empresário foi a Fundação que leva seu nome, entidade sem fins lucrativos que que leva educação à crianças.
Sua empresa nasceu devido sua busca por algo novo. Desse modo, ele foi alertado de que no interior baiano, na cidade de Campo Formoso, o minério de cromo se tornaria, em pouco tempo, uma matéria prima estratégica no Brasil. Acreditando no potencial da descoberta, nasceu, em 23 de fevereiro de 1961, a Ferbasa – Companhia de Ferro Ligas da Bahia, que caminha para 55 anos de atuação no mercado (2016) como uma empresa sólida reconhecida no Brasil e fora do país.
Lado social
?Ficava muito triste em ver meus negócios irem bem, tendo ao redor tanta miséria, colégios fracos e uma educação de péssima qualidade. O que adianta ter uma fábrica desse porte se em volta há um bolsão de pobreza e ignorância??, pensava Carvalho. Inspirado nessa filosofia, em 1975, o empreendedor decidiu retribuir os benefícios conquistados na infância. Assim nascia a Fundação José Carvalho (FJC).
Hoje, a Fundação mantêm, diretamente, cinco escolas e um colégio técnico, beneficiando aproximadamente 5000 alunos. Pelo reconhecimento dos serviços prestados a Bahia, em 2000, o empresário ganhou o título de Educador do ano, concedido pela Academia Baiana de Educação.
Enterro
O velório e o sepultamento do empresário serão nesta quinta-feira (22), às 10h (aberto ao público), no templo da Fundação José Carvalho, local idealizado e construído por ele no município de Pojuca, onde fincou sua história. A cerimônia de sepultamento será fechada aos familiares, às 16h. José Carvalho morreu de causas naturais e estava internado há 15 dias, no Hospital da Bahia.