MOBILIDADE: Edital de licitação do BRT que liga a Lapa ao antigo Iguatemi será lançado na terça-feira
MOBILIDADE: Edital de licitação do BRT que liga a Lapa ao antigo Iguatemi será lançado na terça-feira
O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta quinta-feira (9/3) que na próxima semana a Prefeitura lançará o edital de licitação da primeira etapa do BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Estação da Lapa à região do Shopping da Bahia.
O anúncio foi feito à imprensa, ao lado do ministro das Cidades, Bruno Araújo, no Palácio Thomé de Souza, Salvador. O ministro conheceu o sistema metroviário que ligará a capital baiana ao município de Lauro de Freitas e discutiu a liberação de recursos federais para outras obras na cidade, a exemplo de contenção de encostas.
O governo federal já liberou R$ 408 milhões através de operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal (CEF) apenas para a primeira fase do corredor viário. Se gundo a prefeitura, a previsão é que o processo licitatório dure três ou quatro meses, através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que moderniza e agiliza o procedimento.
A partir disso, a Prefeitura dará ordem de serviço, com prazo de 28 meses para finalização da obra. Na primeira etapa, serão feitas intervenções para viabilizar o trecho entre as avenidas Juracy Magalhães e ACM, até a estação de integração com o metrô que está sendo construída pela CCR próxima à rodoviária.
Esse trecho contará com três viadutos, dois elevados e três estações. O BRT tem como objetivo dotar a capital de infraestrutura necessária à implantação um sistema de transporte coletivo de melhor qualidade, e estará integrado ao metrô e demais modais.
Com investimento total previsto superior a R$ 800 milhões, o projeto será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi (metrô/BRT), na região próxima ao atual Shopping da Bahia.
As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-as para uso do sistema BRT. Nos demais trechos, serão implantados novas vias exclusivas para o sistema.
O ministro das Cidades destacou que uma cidade do tamanho de Salvador necessita da integração entre o BRT e o metrô. “Hoje, uma cidade do tamanho de Salvador necessita de toda uma integração. A administração do prefeito ACM Neto terá a devida atenção do governo federal”, garantiu.
LEIA MAIS: Obras do aeroporto deveriam terminar na Copa de 2014. Estamos perto da Copa de 2018 e? NADA!
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.