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Ministério Público da Bahia move ação contra agência de turismo por práticas abusivas

Série de denúncias de violação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) foram enviadas ao Ministério Público da Bahia

Por Da Redação

Ministério Público da Bahia move ação contra agência de turismo por práticas abusivas Ministério Público da Bahia indica a devolução em dobro da liminar aos consumidores prejudicados pelas violações. Foto: MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) está movendo uma ação contra a empresa IEC Viagens e Turismo Ltda, a partir de denúncias de práticas abusivas e assegurar os direitos dos consumidores, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).


Na ação, conduzida pela promotora de Justiça Joseane Suzart, o MPBA requer, em caráter liminar, que a Justiça determine a imediata adequação da empresa às normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entre as principais exigências está a obrigação de fornecer informações claras, precisas e completas sobre os serviços ofertados, incluindo detalhes sobre características, qualidade, preços e eventuais riscos associados.


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De acordo com o órgão, a ação foi motivada por uma série de denúncias de consumidores relatando violações cometidas pela empresa de turismo. Entre as práticas apontadas estão o não cumprimento de obrigações contratuais, como a não emissão de bilhetes e vouchers dentro dos prazos estipulados, ineficiência no reembolso de valores e ausência de atendimento adequado.


Além disso, consumidores relataram dificuldades de comunicação com a empresa, agravando os transtornos enfrentados. Para Joseane Suzart, essas condutas configuram desrespeito ao CDC e causam prejuízos significativos aos consumidores, reforçando a necessidade de intervenção judicial.


Além disso, o MPBA requer que a IEC Viagens e Turismo respeite as condições de oferta divulgadas em suas publicidades, garantindo que os consumidores não sejam induzidos ao erro. A empresa também deverá oferecer um serviço de atendimento ao consumidor eficiente, que assegure agilidade e veracidade nas informações prestadas.


Outro ponto destacado no pedido liminar é a devolução, em dobro, dos valores pagos por consumidores que tenham sido prejudicados por descumprimento de ofertas ou cancelamentos indevidos. O MPBA solicita ainda a aplicação de multa diária, em caso de descumprimento das medidas, com os valores revertidos para o Fundo Estadual dos Direitos do Consumidor.


Ministério Público da Bahia move ação contra empresa de turismo. Foto: MPBA


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