Atividades de turismo na Bahia crescem e superam a média nacional
Bahia registrou a 14ª taxa de crescimento positiva consecutiva das atividades de turismo
As atividades de turismo na Bahia alcançaram um crescimento de 3,5% no terceiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. A partir desta comparação, a Bahia registrou a 14ª taxa de crescimento positiva consecutiva, superando a média nacional, que foi de 2,4%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado nesta segunda-feira (06/01), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Crescimentos em destaque
Entre os destaques do boletim, o fluxo de passageiros (em voos domésticos e internacionais) nos principais aeroportos da Bahia - Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista - aumentou 9,9% no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento da movimentação em três dos quatro aeroportos analisados. No total, mais de 2,6 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos baianos durante o trimestre.
Nas rodovias que cortam o estado, o número de veículos registrados nos pedágios cresceu em cerca de 1,1 milhão, o que representa uma alta de 5,8% em relação ao terceiro trimestre de 2023.
A Bahia arrecadou cerca de R$ 1,2 bilhão em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), referente às Atividades de Comércio de Produtos (ACTs) no terceiro trimestre de 2024, com um aumento de 20,3% em relação ao mesmo período de 2023. Esse crescimento foi impulsionado por quase 89% das atividades analisadas.
No setor de turismo, foram criados 2.014 postos de trabalho com carteira assinada no terceiro trimestre de 2024, com destaque para as áreas de Restaurantes e serviços de alimentação e bebidas (+1.314 vagas) e Hotéis e similares (+258 postos). A Baía de Todos-os-Santos foi a zona turística que mais gerou empregos formais, com a criação de 547 postos de trabalho.
Além disso, as festas natalinas e de virada de ano realizadas em Salvador e em grande parte dos demais municípios baianos também contribuirão consideravelmente para o excelente desempenho do setor. Assim como, a realização dos cruzeiros marítimos para a temporada de 2024 e 2025, com estimativa de atrair grande quantidade de turistas para a capital baiana.
A Bahia foi o destino escolhido por 16% dos entrevistados da pesquisa "Tendências de Turismo Verão 2025 - Comportamento da População Brasileira", um crescimento de 4 pontos percentuais em relação ao verão anterior.
LEIA MAIS: Filha do surfista baiano Danilo Couto morre em acidente no Havaí aos 19 anos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp)