Manifestantes defendem voto impresso em frente ao Planalto: "houve fraude nessas eleições"
Manifestantes defendem voto impresso em frente ao Planalto: "houve fraude nessas eleições"
Encerradas as eleições municipais do primeiro turno, um protesto a favor do voto impresso aconteceu, neste domingo (22/11), em frente ao Palácio do Planalto. Pouco mais de 50 pessoas estiveram presentes. Organizado pelo bolsonarista Renan da Silva Sena, o movimento defendia ainda a anulação das eleições municipais deste ano.
"Entendemos que houve fraude nessas eleições, fraude nas urnas eletrônicas. Nós achamos um absurdo eles (votos) não serem auditáveis. Nós entendemos que tem que ser processo transparente, para que todos tenham acesso ao seu próprio voto e qualquer dúvida possa ser auditável. Não podemos ficar na mão desse processo tecnológico que ignora a nossa liberdade de expressão, que é votar. E nós queremos voto impresso para 2022 e a anulação já dessas eleições", disse Sena em frente ao Planalto.
Os manifestantes fizeram uma simulação do que seria o voto impresso. Eles defendem que o eleitor, após votar na urna eletrônica, posso imprimir seu voto e depositá-lo numa urna ao lado da cabine de votação.
O presidente Jair Bolsonaro, que estava no Palácio do Planalto participando de reunião virtual do G20 na manhã deste domingo, deixou há pouco o local e seguiu para o Palácio da Alvorada, sem parar na manifestação.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu hoje no Twitter que os colegas sejam pressionados a colocar a análise do uso de voto impresso no Brasil como pauta prioritária no Congresso. "Vale pressionar todos os parlamentares para tratarmos essa pauta como prioritária. Isso pode ser conversado com os candidatos à presidência da Câmara, a eleição será 1º/FEV", escreveu o filho zero três do presidente Jair Bolsonaro, em resposta a um usuário da rede social.
Além disso, apoio a PEC 135 da @Biakicis (voto impresso) já aprovada na CCJ. Agora deve ser criada comissão especial e depois plenário.
Tenho fé, pois a emenda Bolsonaro do voto impresso (STF declarou inconstitucional) foi aprovada na Câmara com 433 votos (quorum de PEC)! pic.twitter.com/6CUJhnPBji
— Eduardo Bolsonaro???? (@BolsonaroSP) November 22, 2020
LEIA MAIS: Após polêmicas, Wesley Safadão realiza show para 4 mil pessoas em estádio de futebol; "gratidão"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.