LEI DOS 15 MINUTOS: Codecon autua banco na Calçada por exceder limite de tempo
LEI DOS 15 MINUTOS: Codecon autua banco na Calçada por exceder limite de tempo
O Banco Itaú, localizado na Calçada, foi autuado nesta terça-feira (29/3) pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) por desrespeito à Lei 5.978/2001, que limita o tempo máximo de atendimento nos caixas em 15 minutos. Segundo Rose Estrela, chefe de fiscalização do órgão, o banco não estava passando as senhas de forma correta.
?Estão chamando os clientes por ordem de chegada. Essa é uma forma de burlar a lei dos 15 minutos. Nós recebemos até 20 denúncias por mês através do 156. Toda vez que chegamos ao local e vemos que o banco não respeita os 15 minutos, a gente autua. Após a quinta reincidência, o banco pode ser interditado. O mesmo acontece se verificarmos que algum cliente está fazendo o uso do celular?.
Os bancos devem seguir à risca a Lei dos 15 Minutos e a da proibição do uso do celular. Se o cliente quiser denunciar o descumprimento da lei, deve ligar para o 156 ou acessar o site do Fala Salvador e registrar o ocorrido através do site Fala Salvador. A Codecon realiza, em média, 30 fiscalizações por mês nas agências bancárias de Salvador.