Defesa Civil reconhece situação de emergência em nove cidades baianas; localidades foram atingidas por chuvas intensas
Defesa Civil reconhece situação de emergência em nove cidades baianas; localidades foram atingidas por chuvas intensas
As cidades baianas de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil nesta quinta-feira (19/11). Estas localidades registraram chuvas acima de 50 milímetros no mês de novembro. Em Itabuna, em apenas 24 horas, choveu 98 mm, volume previsto para o mês inteiro.
Com a medida, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Prefeituras poderão solicitar apoio do Governo Federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
Além dos municípios baianos, a publicação reconhece a situação de emergência Caiçara, no Rio Grande do Sul, em decorrência da estiagem, que ainda afeta parte do Estado. Com a portaria de desta quinta, são 19 municípios gaúchos com reconhecimento vigente em função do período prolongado de baixa ou nenhuma pluviosidade.
Além disso, o MDR ainda reconheceu uma vez mais a situação de emergência em todo o território do Piauí, em decorrência da Covid-19. O mesmo processo ocorreu em abril, mas a vigência do decreto estadual encerrou após 180 dias. Agora, o governo estadual publicou novo decreto mantendo a situação de emergência.
Para ter acesso aos recursos emergenciais, Estados e Prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise por equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), se aprovado o plano, o MDR define o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais.
LEIA MAIS: Homem é executado em ponto de ônibus na Avenida Suburbana, em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.