Geral

Câmara recorre ao Supremo para anular buscas em gabinetes de deputados investigados

Câmara recorre ao Supremo para anular buscas em gabinetes de deputados investigados

Por Da Redação

Câmara recorre ao Supremo para anular buscas em gabinetes de deputados investigadosMarcello Casal Jr./Agência Brasil

A Câmara dos Deputados entrou com duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular buscas e apreensões feitas pela Polícia Federal (PF) nos gabinetes de parlamentares investigados pela Justiça, em diferentes processos. As petições foram protolocadas na noite desta última segunda-feira (28/7).


A Meda Diretora pediu a anulação das buscas autorizadas pela primeira instância da Justiça, por entender que somente o STF poderia autorizar as medidas. A polêmica ocorre porque não está claro se a primeira instância do Judiciário pode determinar buscas dentro do Congresso, isso porque, o Supremo restringiu o foro privilegiado de deputados e senadores aos crimes cometidos durante o mandato.


As buscas e apreensões feitas pela PF foram nos gabinetes da deputada Rejane Dias (PT-PI), em investigações sobre supostos desvios no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), e Paulinho da Força (Solidariedade), investigado por supostos crimes eleitorais, como doações não contabilizadas entre 2010 e 2012, que somam R$ 1,7 milhão. 


Na semana passada, uma ordem de busca e apreensão contra o senador José Serra (PSDB-SP) havia sido determinada pela primeira instância da Justiça Eleitoral de São Paulo mas foi suspensa pelo ministro Dias Toffoli. 


 


LEIA MAIS: STF manda suspender buscas da Polícia Federal no gabinete de José Serra; Senador é suspeito de "caixa dois"

 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.