BRT: Recursos para implantação do sistema em Salvador são liberados
BRT: Recursos para implantação do sistema em Salvador são liberados
Os recursos para a implantação do primeiro trecho do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), que vai ligar a Estação da Lapa à região do Iguatemi, em Salvador, serão liberados nesta sexta-feira (15/9). A novidade faz parte do projeto dos Corredores de Transporte Coletivo Integrado, que promete executar intervenções no sistema viário da cidade.
Os recursos para esse primeiro trecho somam R$ 408 milhões em dois contratos com a Caixa Econômica Federal. Esse trecho terá três viadutos, dois elevados e três estações. A próxima etapa, após assinatura dos primeiros contratos, é a publicação do edital para a licitação das obras, o que deve ocorrer até o final de outubro.
O BRT é um sistema utilizado em diversas cidades do Brasil e do mundo, tais como Curitiba, Rio de Janeiro, Cidade do México, Los Angeles, Istambul e Bogotá. O projeto para Salvador será implantado ao longo do corredor formado pela Avenida Vasco da Gama, Rua do Lucaia, Avenida Juracy Magalhães e Avenida ACM, se estendendo desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Iguatemi, onde haverá a ligação com o sistema metroviário.
A liberação da verba será assinada em cerimônia que terá a presença do prefeito da capital baiana, ACM Neto, do Ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, e representantes da Caixa.