Geral

Bolsonaro decide revogar MP sobre escolha de reitores após presidente do Senado sinalizar inconstitucionalidade

Bolsonaro decide revogar MP sobre escolha de reitores após presidente do Senado sinalizar inconstitucionalidade

Por Da Redação

Bolsonaro decide revogar MP sobre escolha de reitores após presidente do Senado sinalizar inconstitucionalidade Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta sexta-feira (12/6), a revogação da Medida Provisória (MP), que dava ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, o direito de escolher reitores e vice-reitores temporários das instituições federais de ensino, durante a pandemia do novo coronavírus. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.


LEIA MAIS: Medida Provisória permite que ministro da Educação escolha reitores de universidades federais durante a pandemia


Também nesta sexta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), já havia devolvido ao Planalto a MP que dava poderes ao ministro da Educação. Através de seu perfil no Twitter, Alcolumbre alegou que ela violava os "princípios constitucionais da autonomia e  da gestão democrática das universidades". A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)  aprovou a decisão de Alcolumbre.


LEIA MAIS: "Medida provisória sobre nomeação de reitores é inconstitucional", diz Rodrigo Maia


Antes dele, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) também já havia apontado a inconstitucionalidade da MP. Maia havia declarado que a mudança no critério de escolha de reitores, previsto no artigo 207 da Constituição Federal (CF), não deveria ser feita por meio de medida provisória. 


LEIA MAIS: Alcolumbre rejeita MP que permitia a Weintraub escolher reitores temporários; "viola a Constituição Federal"


 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.