Black lives matter': movimento reforça consumo e divulgação de conteúdos feitos por pessoas negras; confira
Black lives matter': movimento reforça consumo e divulgação de conteúdos feitos por pessoas negras; confira
Após a morte de George Floyd, homem negro assassinado por policiais, nos Estados Unidos, no último dia 25 de maio, diversos protestos contra o racismo e a morte de pessoas negras vêm acontecendo no país e em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil.
Com a frase “Black Lives Matter” (vidas negras importam) estampada em cartazes e nas vozes, o movimento ganhou força na internet. Portanto, você deve ter visto, nos últimos dias, maior compartilhamento de conteúdos relacionados à causa.
Nomes como os da atriz Taís Araújo e do humorista Yuri Marçal, entre outras personalidades negras brasileiras, como o engenheiro civil Levi Kaique Ferreira, que costumam debater o assunto com frequência, têm reforçado a ideia de ser antirracista todos os dias. Como? Denunciando atitudes preconceituosas, ouvindo, estudando e, principalmente, consumindo e compartilhando conteúdos e trabalhos feitos por pessoas pretas.
Baseado nisso, o Aratu On relembra, nesta sexta-feira (5/6), uma série de conteúdos publicados em 20 de novembro de 2019, Dia da Consciência Negra. A ideia, na data, era (e é) falar sobre representatividade, a fim de fazer refletir e mostrar as pessoas negras como elas são: protagonistas das suas vidas, referências e inspirações.
Confira abaixo:
LIVROS INFANTIS
1 - Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado
“Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?” - Neste clássico da literatura infantil brasileira, um coelhinho branco e uma menina negra conversam sobre a origem da cor da menina, pois o coelho quer ter uma filha igual a ela. Para isso, ele se pinta de preto, toma café, come jabuticaba… até perceber que a cor da pele é uma questão genética.
2 - Caderno de Rimas do João, de Lázaro Ramos
Com participação de Gilberto Gil, Caderno de Rimas do João foi idealizado e escrito pelo ator baiano Lázaro Ramos. No livro, que foi publicado pela Pallas Editora, o menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido.
3 - Amoras, de Emicida
Emicida, em seu primeiro trabalho literário, procurou mostrar para o público infantil a importância de se reconhecer nos pequenos detalhes do mundo. O título é inspirado em um interlúdio, presente no segundo disco de estúdio do cantor, Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, lançado em 2015.
4 - Caderno Sem Rimas de Maria, de Lázaro Ramos
O ator Lázaro Ramos escreveu uma obra inspirada em sua filha Maria e nos diálogos travados no cotidiano com ela e seu outro filho, João. A obra nos remete à fala de uma criança e ao seu olhar deslumbrado pelo mundo: tudo quer saber e entender, a tudo questiona e a partir disso, cria sua própria palavra no mundo.
5 - Grande Circo Favela, de Otávio Júnior
Inspirado na história do primeiro palhaço negro brasileiro, Benjamin de Oliveira, conhecido como “Beijo Moleque”, o livro o homenageia por meio do personagem “Mingau”. Na história, a menina Ju o conhece e os dois vão em busca dos seus sonhos. Sentindo-se perdido após a falência do circo que trabalhava, ele perambula pela cidade até chegar à Favela do Meio, onde mora a garotinha. Juntos, os dois decidem alegrar toda a comunidade.
FILMES
1 - Felicidade Por Um Fio (2018)
A publicitária negra bem-sucedida, Violet Jones (Sanaa Lathan), achava que tinha vida perfeita ao lado do namorado, sempre tentando parecer impecável. Após uma enorme desilusão, ela resolve mudar de visual e o caminho de aceitação de seu cabelo está diretamente ligado à sua reformulação como mulher, superando traumas que vêm desde a infância e pela primeira vez se colocando acima da opinião alheia.
Trailer:
2 - Infiltrado na Klan (2018)
Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas. Quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.
Trailer:
3 - Moonlight (2016)
O filme mostra três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Do bullying na infância, passando pela crise de identidade da adolescência e a tentação do universo do crime e das drogas, este é um poético estudo de personagem que não sucumbe aos caminhos apresentados a um negro da sua vizinhança.
Trailer:
4 - Green Book (2018)
Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca fechar as portas. Ele conhece um um pianista e quer que Lip faça uma turnê com ele. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam, tornando Tony indispensável para a carreira do parceiro.
Trailer:
5 - Pantera Negra (2018)
Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.
Vale destacar que o longa arrecadou mais de 1,3 bilhão de dólares e foi indicado a seis estatuetas do Oscar, incluindo "Melhor Filme", dos quais levou três: "Melhor Trilha Sonora Original", "Melhor Figurino" e "Melhor Direção de Arte". Wakanda forever!
Trailer:
6. Estrelas Além do Tempo (2016)
Baseado em fatos reais e com a presença luxuosa de Octavia Spencer no elenco, o filme mostra a história de uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, que provou ser o que faltava para a vitória dos Estados Unidos sobre a Rússia, no auge da Guerra Fria. Elas lideraram uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornaram verdadeiras heroínas da nação.
Trailer:
PODCASTS
1 - Lado (B)lack
Feito por Luiza Braga, John Razen, Paula Fehper, Rafael Chino e Pedro Maciel, o “podcast mais preto da podosfera” - como eles se descrevem - se propõe, desde 2016, a mostrar “um pouco da visão do jovem negro na sociedade”, além de trazer discussões sobre nomes lendários dos movimentos negros mundiais.
?? Para ouvir: https://www.ladoblack.com.br/
2 - Ideias Negras
Idealizado pelas comunicadoras ?Carine Nascimento e Cris Fernandes, o podcast traz uma série de entrevistas com personalidades negras de campos diversos, com o objetivo de contribuir com a repercussão dessas vozes.
?? Para ouvir: https://www.ideiasnegras.com.br/
3 - Pretas Na Rede
Duas mulheres negras que se uniram para falar com leveza e certa descontração sobre a vida, o universo e temas variados, como menstruação, funk e colorismo.
?? Para ouvir: https://anchor.fm/pretasnarede
4 - Depois das 19
O podcast discute, do ponto de vista de pessoas negras, as notícias do momento. O trabalho é feito por Nonny Gomes, Luiz Phelipe e Marcus Martins, com novos episódios a cada quarta-feira.
?? Para ouvir: https://depoisdas19.podbean.com/
5 - Angu de Grilo
Uma conversa entre mãe e filha - Flávia Oliveira e Isabela Reis -. Cariocas e jornalistas, elas “dão pitacos sobre tudo”, com bom humor, informalidade e intimidade.
?? Para ouvir: https://anchor.fm/angudegrilo
INFLUENCIADORES DIGITAIS
1- @cachoscarter
A blogueira e youtuber dá dicas maravilhos sobre cachos, lojas e maquiagens por meio das suas redes socias. A influenciadora ainda faz incentivos de hábitos sáudaveis.
2 - @karineguimarães19
Foto: reprodução/Instagram
Uma rápida olhada no perfil de Karine já mostra que ela é modelo. A moça posta fotos em que desafia padrões e esbanja beleza com sua pele negra e vitiligo. Segundo a influenciadora, "a beleza não mora nos padrões".
3 - @herdeiradabeleza
Quem gosta de maquiagem tem que seguir Tassio Santos. Ele é maquiador e se especializou na pele negra, frequentemente ignorada pelas maiores marcas de cosméticos.
4. @lumamora
Foto: reprodução/Instagram
Repleto de baianidade e ancestralidade afro, o perfil de Luma não poderia ficar de fora desta lista. Ela é ativista do movimento negro e produz conteúdos diariamente para a rede social.
5. @semiseria
Foto: reprodução/Instagram
O perfil da cantora Auria se reveza entre trechos de canções interpretadas por elas e fotos da moça de dreads, além de conteúdo sobre gênero e raça.
6. @kaiquebritor
Com apenas 15 anos, o soteropolitano Kaique se destaca pelas dublagens, com vídeos quase literais – se não fossem irônicos. Assim, ele usa o humor para produzir conteúdo.
Para conferir as matérias originais, completas, clique nos links abaixo:
- Conheça cinco podcasts feitos por pessoas negras
- 11 influenciadores negros e baianos para seguir (já!) nas redes sociais
- Relembre a história da escola que aposta no método "decolonial" em Salvador
- Veja 5 livros sobre crianças negras que trazem representatividade de forma lúdica
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.