“Acho que pode até causar uma guerra”, diz palestrante da CPBA sobre fake news
“Acho que pode até causar uma guerra”, diz palestrante da CPBA sobre fake news
“Uma mentirinha não faz mal a ninguém. Será?”
Foi com esta pergunta que a potiguar Ana Clara Nobre, 26 anos, Técnica em T.I. com ênfase em Redes de Computadores e atuante no cenário da filosofia do Software Livre, abriu sua palestra na segunda edição da Campus Party Bahia – CPBA, nesta quinta-feira (17/5), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Intitulada “Fake News: todo mundo tem acesso, quase ninguém sabe o que é verdade”, o tema abriu debate sobre as falsas notícias, como são feitas e suas possíveis consequências. “Acho que pode até causar uma guerra, se a mensagem for ofensiva, por exemplo”, disse Ana Clara, em determinado momento da palestra.
LEIA MAIS: Veja a grade das transmissões exclusivas de lives da segunda edição da Campus Party Bahia
Infelizmente, segundo ela, ainda não há tecnologias tão eficazes para combater e detectar fake news. Por isso, dá algumas dicas. “Procurem o tema/nome citado em jornais e/ou contas que falariam sobre isso. Usem tags, hashtahs… Não clica no link sem saber que ele é confiável”. Este alerta é para evitar até que roubem seus dados, alerta a jovem.
Recentemente, o Aratu Online criou uma cartilha para te ajudar a desvendar fake news. Veja abaixo:
LEIA MAIS: CARTILHA: O Aratu Online vai te ajudar no mundo das ?Fake News? e da (des)informação
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.